fbpx

Como saber se a vida de freelancer é pra mim

13 de julho de 2021

Como quase tudo na vida, também existem prós e contras no trabalho freelancer. Contudo, ao meu ver, os prós superam os contras.

Mas se você está em dúvida sobre ser freelancer, aqui vão algumas das minhas coisas favoritas sobre ser freelancer:

Mais oportunidades de trabalho

Com a internet, as redes sociais e as plataformas de freelancing, a cada hora, dezenas de novas ofertas de emprego surgem nesse universo. Obviamente você não será contratado para todos deles, mas há muitas ofertas à sua disposição para escolher.

Você controla sua programação

Uma das delícias da vida de um freelancer é que você pode trabalhar quando quiser, como quiser e quanto quiser. Você nãoprecisa implorar por dias de folga nem se levantar muito cedo se for uma pessoa mais noturna, por exemplo. Sendo freelancer, você pode aproveitar o seu pico de produtividade, seja o horário que for e sem ficar preso a um escritório 8h por dia.

Você tem uma oportunidade incrível de acumular experiência

Você pode trabalhar com diferentes clientes em vários projetos e acumular experiência que seria impossível em um ambiente de escritório tradicional.

Você escolhe com quem trabalhar

A medida que for adquirindo maturidade, você pode optar por recusar clientes ou demitir se as coisas não estiverem funcionando bem com um deles, não será um problema endotrar outro. Você não precisa manter uma relação tóxica porque tem medo de perder o emprego.

Mas claro, nem tudo são flores e também há pontos negativos ou menos glamurosos sobre a vida freelancer:

Você precisa de disciplina e rotina

Se você quer ser um bom freelancer, precisa estar automotivado. Não há chefe verificando o que você está fazendo. Você é aquele chefe. Você tem que ser rígido consigo mesmo.

Às vezes não haverá trabalho

Haverá momentos em que serão oferecidos mais projetos do que você pode aceitar, e haverá períodos em que parece que ninguém está contratando. Para combater isso, estabeleça um grupo estável de clientes antes de encerrar seu trabalho diário.

Às vezes, você trabalhará mais horas

Haverá momentos em que manter um fluxo constante de trabalho e renda significará trabalhar fora do seu horário normal de trabalho – na verdade, você poderá trabalhar mais horas do que quando tinha um emprego regular de tempo integral.

Pode demorar um pouco para conseguir seus primeiros jobs

Não desanime se você não conseguir um projeto freelance imediatamente. Em geral, leva certo tempo para construir conexões e adquirir uma lista constante de clientes. Mas quando você chegar a esse ponto, verá sua carreira como freelancer decolar.

Em resumo, você precisa estar ciente de todos esses prós e contras antes de querer se aventurar no mundo freela. Se está tudo okay pra você, seja bem-vinde, te desejo sucesso!

Continue acompanhando por aqui e pelo Instagram para mais dicas sobre a vida freelancer 😉

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!