fbpx

Ser freelancer é ótimo. Você pode ter sua independência, fazer seus horários, trabalhar com o que gosta. As vantagens são várias!

Porém, nem tudo são flores. Você precisa vender seus serviços como freelancer. E isso não é uma das tarefas mais fáceis do mundo.

Além deste guia inicial sobre vendas para freelancer, compilamos a seguir algumas dicas simples, rápidas e práticas sobre o tema.

1 – Crie conteúdo e seja autoridade no assunto

Uma coisa é fato: as pessoas só te contratarão se acreditarem que você é autoridade no assunto e é muito bom no que faz. Para isso, você pode criar conteúdo e mostrar aquilo que faz, assim as pessoas saberão no que é bom.

Se você é designer, crie conteúdo mostrando seus trabalhos, como funciona seu processo de edição, dê dicas. Se é redator, crie textos, tenha um blog. Existem várias formas simples de criar conteúdo relevante e enriquecedor.

Criando conteúdo você ganha visibilidade, seguidores e, claro, futuros clientes. Aposte no LinkedIn para criar autoridade em determinado assunto e aumentar sua network.

2 – Use suas redes sociais

Já que citamos o LinkedIn, aproveite para usar as redes sociais para divulgar seu trabalho e prospectar novos clientes. Você pode usá-las gratuitamente, criar conteúdo, se conectar a diversos clientes em potencial e fechar novas vendas.

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, porém é importante definir aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio e onde você estará mais próximo do seu público.

3 – Cultive networking, saia de casa, vá a eventos

Além de cultivar uma rede de contatos online em suas redes sociais, é importante que você cultive contatos no mundo offline. Se você trabalha como freelancer em um home office, pode fazer atividades que te tirem um pouco de casa e botem em contato com outras pessoas.

Faça academia, vá a um curso, trabalhe em um espaço de coworking, vá à igreja, faça parte de associações de empreendedores, pratique algum esporte com amigos, etc. As opções são variadas. Você só precisa deixar a preguiça de lado e sair do ninho.

4 – Venda em sites específicos, grupos, etc.

Uma forma de vender seus serviços como freelancer é anunciar em sites especializados, grupos de Facebook, WhatsApp, entre outros. Hoje existem diversos sites especializados, alguns mais genéricos e outros focados em determinadas áreas.

Faça uma pesquisa para encontrar aqueles que mais se encaixam em seu negócio. Alguns deles, que apresentam diversas oportunidades em vários ramos, são: Workana, Jobzz, GetNinjas, Crowd, entre outros.

Faça também uma pesquisa por grupos do Facebook com trabalhos freelancer. Uma rápida busca por palavras-chaves dessa área pode te colocar em contato com diversos profissionais e oportunidades.

5 – Aprenda a multiplicar o número de clientes usando  técnicas de prospecção

Com técnicas e ferramentas especiais você conseguirá multiplicar o número de clientes e despertar o seu perfil vendedor. Sim, é possível. Vender bem não é um dom. É treino, paciência, inteligência e requer muita prática.

Neste Manual Freelancer de Prospecção e Vendas você vai aprender a ter uma mentalidade vendedora e proativa, entender se vale mais para você ser generalista ou especialista, criar uma rotina de vendas, negociar como um mestre e reter aqueles clientes importantes para o seu negócio.

Não perca tempo e aprenda agora mesmo os segredos para se tornar um freelancer de sucesso!