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Como lidar com a solidão do home office na pandemia (ou não)

11 de agosto de 2021

Trabalhar de casa era o sonho de muita gente antes da pandemia, mas ser forçado subitamente a viver em isolamento revelou um novo problema para quem nunca tinha tido essa experiência: a solidão. E se você se sente assim, com o perdão do trocadilho, você não está sozinho!

Freelancers no geral estão acostumados ao trabalho remoto, mas obviamente estamos em uma situação que vai além do simples trabalhar fora do escritório. A pandemia acelerou o trabalho remoto e obrigou a maioria de nós a largar os escritórios e trabalhar de casa. E foi quando percebemos que sentimos falta das brincadeiras do escritório, dos intervalos para o café, da atendente do restaurante e até das conversas engraçadas que a gente escutava no ônibus. Foi quando percebemos o quando trabalhar em casa fica solitário.

A facilidade das ferramentas digitais pode até resolver bem os problemas de colaboração e comunicação, mas a solidão não se resolve assim tão facilmente e já é um dos principais desafios para os trabalhadores remotos. Isso porque ela nos afeta negativamente tanto na saúde física como mental e até prejudicando a produtividade.

Então como evitar a solidão quando você trabalha inteiramente de casa?

1. Conecte-se com pessoas que pensam como você online

Procure alguma comunidade online sobre assuntos que você gosta, o Facebook é uma boa ferramenta pra isso, ou crie um projeto pra falar de um assunto, como o @serfreela por exemplo, e atraia pessoas que se interessam pelo tema.

2. Marque “refeições” virtuais com colegas de trabalho ou equipe

Com um pouco de planejamento, você pode almoçar enquanto conversa por vídeo com um colega de trabalho de vez em quando. Ou simplesmente entre em uma videochamada de quinze minutos com seu colega favorito, enquanto toma um café ou lanche.

3. Ligue para amigos e familiares

Liga pra sua mãe, seus irmãos, sua prima, seus melhores amigos e até mesmo seus amigos com quem você não fala há algum tempo, quando se sentir mais sozinho/a do que o normal.

4. Planeje o pós-trabalho

Quando se trabalha em casa, traçar limites entre o horário de trabalho e não trabalho costuma ser uma das coisas mais difíceis de fazer. Então faça planos de jantares ou bebidas (virtuais) depois do trabalho ou simplesmente saia um pouco do computador para fazer outra coisa. O importante é estabelecer os limites do expediente.

5. Considere ir para um espaço de Coworking (se possível)

No atual momento de pandemia talvez seja complicado aí na sua cidade, mas guarde essa opção para depois do COVID-19, pode ser uma boa ideia.

6. Adote um animal de estimação

Nem todas as interações sociais precisam ser com humanos! Ter um pet pode ser muito desestressante.

7. Não trabalhe no seu quarto

É muito tentador pegar o computador e trabalhar do conforto da sua cama e você até pode fazer isso de vez em quando, mas a longo prazo isso pode afetar a sua qualidade do sono.

Enfim, ao contrário do que todo mundo pensa, trabalhar de casa não é só relaxar na piscina enquanto toma drinks com um notebook do lado, mas também envolve muita autodisciplina, foco e um excelente em gerenciamento de tempo.

Atente-se a essas dicas e tente descobrir também outras práticas que funcionam melhor para você e garanto que você estará no caminho certo para se manter feliz e produtivo!

E claro, sem deixar de trabalhar de pijama!

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