Vendas sempre é um verdadeiro calcanhar de Aquiles.
Você precisa, antes de tudo, compreender que vendas é algo essencial. É um pilar que nunca vai ter fim!
É comum que seja de fato um problema na vida de todo freelancer – não é só na sua, acredite, você não está sozinho. Esse foi um dos meus maiores problemas, principalmente no início da carreira.
Aliás, entender esse aspecto é o mais importante para você compreender que vai precisar manter esse pilar ativo sempre. Você nunca vai poder parar de vender, por isso é algo tão essencial.
1- Identifique o perfil do seu cliente ideal
É uma pessoa física ou empresa? Se empresa, qual o porte dela? Pequeno, médio ou grande? Quais são os problemas dela? Como você soluciona esse problema? Elas estão do digital? Quais as principais redes sociais delas?
Saber quem de fato é seu cliente IDEAL ajudará você a compreender onde encontrá-lo, como abordá-lo, e principalmente como convertê-lo em cliente.
Uma vez que você saiba as dores e os problemas que ele tem, poderá usar argumentos de vendas muito mais poderosos!
Dicas de ferramentas para te ajudar a descobrir os perfis de seus clientes:
– Audience Insights
– Google Trends
– Seo Analyzer – Neil Patel
– Fantástico Gerador de Personas
2- Acione suas redes de contato
NETWORKING é tudo na vida de um profissional independente. Definitivamente você precisa ter um networking. Acredite no poder da sua rede. Se você está iniciando ou se nunca fez isso, notifique todos os seus amigos e contatos, além das pessoas dos seus antigos empregos (especialmente se for da mesma área em que atua hoje).
Avise via WhatsApp, Facebook e até por e-mail sobre seus serviços, porque, mesmo que eles não sejam potenciais compradores, ainda assim podem acabar te indicando para alguém.
Faça parcerias com amigos de áreas correlacionadas. Por exemplo, se você é designer, vale a pena fazer parceria com algum amigo Social Media. Muitos trabalhos podem surgir em conjunto.
3- Participe de eventos, mas fique atento!
Participar de eventos da sua área é ótimo para aumentar sua rede de contatos e networking, criar novas conexões e gerar parcerias entre profissionais de outras áreas que podem te indicar ou te chamar para projetos em conjunto.
ATENÇÃO: não se limite a eventos da sua área, participe dos eventos em que SEUS CLIENTES estão, na área em que seus clientes atuam. É lá que eles estarão!
Poucos profissionais se ligam nisso, portanto a concorrência é menor, e os contatos são mais bem qualificados. Lembre-se de entrar em contato após o evento e se conectar de fato com quem você conheceu.
4- Crie um programa de indicação
Se você já está no caminho há algum tempo, crie algum sistema de indicação para clientes antigos e ativos.
Ofereça um desconto para cada indicação que ele fizer e fechar um novo contrato, ou ofereça algum “bônus”. Essa é uma excelente forma de aumentar sua rede e chamar mais clientes.
Essa estratégia é pouco explorada no Brasil e novamente pode te ajudar a prospectar com muito mais eficiência.
O marketing de indicação é como um ímã de pessoas. Quanto mais clientes falam do seu negócio, mais pessoas são atingidas e atraídas para ele.
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