Freelanews 2021 #20
Oláaa Freela! Tudo bem com você?
Você já sentiu ou sente dificuldade planejar o seu dia?
Se a resposta for “sim”, vamos bater um papo e aprofundar um pouco mais nesse assunto!
No radar de novidades
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Por muito tempo eu penei para conseguir uma organização minimamente aceitável e que não me deixasse ansioso durante o dia. Para ser sincero, até hoje eu tenho muita dificuldade no planejamento, vivo no eterno “dias de luta, dias de glória”.
Quando você está trabalhando por conta própria, parece que tudo fica mais difícil. Em uma rotina onde você é literalmente todas as áreas de uma empresa, a tarefa mais simples, como lavar uma louça por exemplo, pode se tornar um tormento dentro da nossa mente.
Eu não sou um estudioso da área e não vou saber dizer com exatidão o porquê isso acontece, mas na minha experiência, sinto que isso vem da dificuldade de encontrar e trabalhar as prioridades do nosso dia/semana. Afinal, não é fácil encontrar o equilíbrio quando você tem que se desdobrar em mil funções.
Lendo e entendendo um pouco sobre construções de rotina e hábitos, eu comecei a ter clareza sobre como e quais são os passos fundamentais para fazer um bom planejamento.
O primeiro passo a ser dado é esquecer tudo o que você sabe e aprendeu sobre produtividade.
Uma grande maioria dos conteúdos que estão pela internet sobre esse assunto sempre vão bater na mesma tecla: produtividade é fazer mais.
Mas não é bem por esse caminho…
Na minha visão, o planejamento anda lado a lado com a produtividade, porém, do que adianta encher o planejamento do dia se você vai acabar cumprindo 2 ou 3 tarefas e acabar o dia com aquele sentimento de “não fiz nada”.
Então troque o “fazer mais” por “fazer com mais qualidade e organização”.
Esse é um mantra que você tem que repetir diariamente. Às vezes lotamos a nossa caixa de entrada, mas não damos conta de todas as demandas.
Para se proteger disso, comece a observar a quantidade de tempo que você investe em certos trabalhos, por exemplo:
Se você é Designer e leva 1 hora para fazer cada arte, você não vai colocar 8 artes para fazer em dia. Você até pode trabalhar durante 8 horas, mas você precisa considerar os seus horários de produtividade, descanso, foco ou até mesmo tempo para fazer as alterações que irão surgir.
Entendeu?
Por fim, tem uma frase que está muito presente no meu dia, que é “feito é melhor que perfeito”.
Talvez isso fuja um pouco do tema, mas eu juro que vai fazer sentido no final!
Eu sempre quis organizar e planejar as minhas tarefas em um bullet journal (se você não conhece, veja algumas referências clicando aqui) , mas sempre tive preguiça de começar ou quando começava nada ficava do jeito que eu queria.
Nessas últimas semanas eu comecei a fazer e como eu ainda não sei bem como “editá-lo”, tudo acaba ficando simples.
Isso me frustra? Óbvio que sim!
Mas feito é melhor que perfeito, não é?
Aliás, eu tenho certeza que se eu continuar praticando, eu vou chegar em um resultado satisfatório.
Claro que isso pode demorar, mas eu vou chegar lá!
Então comece a se planejar hoje e lembre-se que: Fazer mais não te faz uma pessoa produtiva. Foque na qualidade e na sua organização!Eu vou ficando por aqui!
Byeee