Freelanews 2021 #14

Ver todos

 

Olá Freela! Como anda a sua criatividade?

A minha pegou as malinhas e foi tirar umas férias!

Antes de ir para o assunto principal, vou deixar um recado super importante:

Hoje começa a Jornada Freelancer Empreendedor. Serão 4 aulas ao vivo onde você vai aprender o que é necessário para se livrar das amarras que te prendem no amadorismo e se tornar um Freelancer profissional.

Se você ainda não se inscreveu, para ter acesso gratuito, clique aqui.

E se você já se inscreveu, anote na agenda!

Vamos te enviar um lembrete com o link da aula alguns minutos antes do Sebastian começar.

Agora sim!

Olha só o que você vai ver na FreelaNews de hoje:

  • A criatividade precisa de férias
  • Leituras para se inspirar
  • Efeito replay para aliviar a sua mente
  • E se você fosse uma criança?
  • Recadinhos importantes

A criatividade precisa de férias

Eu tenho passado por grandes crises nos últimos dias. Além de uma gigantesca mudança na minha rotina, eu sinto que estou passando por um momento de crescimento.

E crescer dói.

Por conta disso eu tenho estado num momento muito introspectivo: Quero ter mais momentos sozinhos, a minha “bateria social” se esgota muito fácil, pensamentos tomam conta da mente e até a ansiedade aparece para dar um “oizinho”.

Quem tem um perfil mais introspectivo sabe do que eu to falando.

Nesses meus momentos de “crise”, a minha criatividade cai drasticamente, ela literalmente sai de férias. Isso com certeza é o meu corpo pedindo um pouco de atenção. Mas existem formas de restabelecer a criatividade!

Por isso eu trouxe algumas dicas para você aplicar no seu dia quando estiver se sentindo borocoxozinha ou sem criatividade.

Lembrando que isso funciona para mim. Você pode testar o que faz sentido para você, o importante é que isso não vire mais uma autocobrança.

Leituras para se inspirar

Eu tenho um amor platônico pelo escritor Austin Kleon. Ele é o autor dos livros Roube como um artista, Mostre o seu trabalho e Siga em frente.

Eu sou um evangelizador desses livros, pois além de uma diagramação perfeita, o conteúdo dele é muito bom.

Mas como ele pode te ajudar com as suas crises?

Eles são um pontapé para a sua criatividade. Se você sente que não sabe por onde começar ou sente que nenhuma ideia que você tem é boa o suficiente, talvez eles tragam clareza e novos insights.

Eu comecei pelo Mostre o seu trabalho e indico que você comece por ele também.

São leituras rápidas. Se você pegar uma hora e meia do seu dia, você consegue ler um livro inteiro. Claro, dessa forma você não vai conseguir absorver todo o conteúdo do livro, mas você pode visitá-lo sempre que precisar de ideias novas.

Efeito replay para aliviar a sua mente

Parte do processo criativo é fazer com que a sua mente se desconecte um pouco do mundo real.

Todos nós precisamos de um momento para relaxar e tirar a tensão que nos rodeia. Isso significa que você nem sempre precisa estar assistindo ou lendo algo que necessariamente “agregue” no seu trabalho.

Uma estratégia que eu uso e que funciona para mim é o “efeito replay”, que basicamente é assistir filmes que eu já tinha assistido antes. Isso faz com que a minha mente não precise se esforçar muito para entender a narrativa.

Você pode escolher filmes que trazem uma memória afetiva ou simplesmente filmes que você gostou e gostaria de visitá-los. As animações são ótimas para isso!

Ah, mas nem todo filme funciona (eu tentei assistir Percy Jackson pela segunda vez e eu não aguentei 2 minutos de filme).

E se você fosse uma criança?

Quando eu era criança (eu ia falar pequeno, mas lembrei que eu ainda estou com os meus 1,67), a minha criatividade nunca morria. Isso era incrível!

E parando para pensar eu sempre fui de fazer essas coisas que eu citei anteriormente. Se eu estava enjoada ou sem pique para criar uma história com os meus bonecos, eu ia assistir um filme. Se não conseguia focar no filme, eu pegava um livro de mitologia grega e ia ler (sim, eu era fissurado por mitologia grega quando criança).

Dessa forma, raramente eu ficava sem criatividade.

Por isso, um exercício que eu te indico é: revisite a criança que você era no passado e pergunte para ela o que ela faria para se sentir bem e se reconectar com a sua criatividade.

Não tem muito segredo ou fórmula mágica. O lance é você criar uma rotina e saber quando esses momentos de “criatividade off” estão chegando, para se preparar ou preveni-los. 

Lembre-se que cada pessoa tem um processo e o seu pode ser diferente do meu. Por isso não se cobre, apenas teste e pegue para você o que fizer sentido!


Recadinho importante

Não esqueça que hoje acontece a primeira aula da Jornada Freelancer Empreendedor! 

Se você ainda não se inscreveu clique no botão abaixo para não perder.

Garantir o meu acesso!

Por hoje é isso!

Byeee

 

Ps: Se houver qualquer dúvida, feedback ou até mesmo algo a acrescentar, responda esse e-mail ou mande uma mensagem no Whats: https://serfreelancer.com.br/wpp

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!