fbpx
O que é procrastinação e 5 dicas de como lidar com ela

Produtividade para Freelancer

O que é procrastinação e 5 dicas de como lidar com ela

Sebastian
Escrito por Sebastian em 15 de janeiro de 2020
6 min de leitura
Cadastre-se no FreelaNews

Junte-se a mais de 2 mil freelancers que já estão transformando suas vidas e carreiras

Procrastinar. Uma das palavras que estão na moda hoje em dia. Também pudera! Nunca procrastinamos tanto em nossas vidas. Com milhares de estímulos ao redor, a todo momento, fica difícil focar em algo, aí acabamos adiando, deixando para depois.

Isto é procrastinar: deixar para amanhã (ou sabe-se lá quando) o que DEVERÍAMOS estar fazendo AGORA!

Assim, vamos “tocando com a barriga”, “dando migué” ou qualquer outra gíria que demonstre que não estamos nem um pouco a fim de fazer aquele trabalho ou tarefa que deveria estar sendo realizada.

Calma. Nem sempre procrastinar é ruim.

Existem momentos em que você precisa procrastinar. É a chamada procrastinação criativa. Aquele momento em que você dá um tempo no trabalho para ver uma série, dar uma caminhada, fazer um café, conversar com um colega.

Esses momentos são importantes e saudáveis. Eles vão te ajudar a não pirar. Porém, podem ser um problema quando você os usa como desculpa para fugir do que precisa ser feito em qualquer oportunidade.

Não espere ter disposição

Você precisa aceitar que nem sempre estará motivado. A motivação é como uma bateria que precisa ser carregada de tempos em tempos. Por isso, nem sempre você vai estar supermotivado e disposto a fazer tudo, com aquela inspiração divina para resolver todos os seus trabalhos com um sorriso no rosto.

Haverá dias em que você vai querer jogar tudo para o alto e sumir. Mas, nesse momento, pense nos boletos, no seu sonho da casa própria, no carro de luxo, nas viagens para a Europa. Se agarre nisso e vai sem disposição mesmo, só com o sangue nos olhos!

Ou melhor: aprenda a criar a sua disposição. Não espere por ela, porém crie um ambiente onde ela consiga surgir, trabalhe com algo que você goste, esteja cercado de pessoas positivas. Atitudes assim farão você ter mais disposição para enfrentar os desafios diários.

Crie uma rotina

Algumas rotinas são ótimas para nos botar nos eixos e evitar que a gente caia na cilada de se perder, sem saber a hora de trabalhar e a hora de procrastinar. Uma técnica interessante que costumo usar é a do Bloco de Tempo. Com ela você organiza suas tarefas em pequenos ou grandes blocos com assuntos semelhantes, deixando você focado em coisas parecidas.

Você pode ajustar a rotina para ter uma hora específica para esquecer de tudo e trabalhar, desligando celular e outras distrações e, claro, pensando em momentos de lazer.

Acabe com as distrações

Utilizando a técnica anterior e mais algumas dicas de organização, você pode ajustar sua rotina e também acabar com as distrações. Quando isso acontecer, terá uma noção dos momentos em que deve esquecer de tudo e focar e quando poderá se distrair um pouco.

Se você não consegue pelo amor, que seja pela dor! Instale aplicativos que bloqueiam outros apps em seu smartphone, deixe longe de você; tire TVs ou outros aparelhos que possam tirar sua concentração; e, se preciso for, busque um lugar só seu, longe de tumulto para trabalhar.

Aceite que talvez você precise de ajuda

Você não é o Batman, nem o Superman. Você pode não conseguir se livrar das garras da procrastinação tão fácil. E tá tudo bem! Só não vale ficar parado vendo essa situação te arrastar para o limbo.

Então, faça alguma coisa! Você começou bem, está lendo este artigo. Agora pode ir mais a fundo. Se quer aprender mais técnicas, conhecer aplicativos e outras dicas para se manter sempre produtivo, convido a participar do Workshop de Planejamento e Produtividade para Freelancers.

Este workshop acontecerá online e será totalmente gratuito! Basta se cadastrar neste link e aguardar até o dia da transmissão. Vou te contar todas as técnicas e dicas essenciais para fazer você elevar sua produtividade e finalmente acabar com a procrastinação.

Hey freela,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This