O que é Coworking e como funciona

24 de junho de 2022

Você já ouviu falar em Coworking? Esse ambiente tem se tornado muito comum em grandes cidades, principalmente São Paulo, que é um grande polo comercial e empresarial. 

Além disso, depois da pandemia, em que muitas companhias começaram a aderir métodos de serviço home office ou híbrido, muitas pessoas optaram por buscar coworkings ao invés de se manterem 100% em casa. 

Outra questão importante para esse tipo de local, é a possibilidade de criar um sistema para representante comercial gratis, uma vez que, nesses ambientes é possível conhecer diversos profissionais de várias áreas e dessa forma estabelecer novos contatos. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre coworkings, veja porque essa ideia é revolucionária e descubra todos os lados positivos para quem opta em trabalhar em um desses espaços.

O que é Coworking

O coworking nada mais é do que um local onde várias companhias, ou até mesmo pessoas que fazem alguns serviços por conta própria, como é o caso de freelancers, vão trabalhar. 

Dessa forma, como o próprio nome já diz, esse espaço funciona como um escritório colaborativo, onde é possível não só compartilhar o ambiente de trabalho, mas também as ideias, dividindo entre si as despesas gerais e os locais de área comum. 

Em resumo, esse lugar pode ser uma boa alternativa, inclusive para pessoas que trabalham home office, que terão a oportunidade de ir presencialmente trocar experiências com outros profissionais de diferentes áreas de atuação e até mesmo empresas.

Em suma, esse tipo de local também é fértil para a criação de uma rede de networking incrível, em um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo até mesmo estratégias como um sistema crm.

Como funciona o coworking?

O funcionamento dele é simples. Basta alugar um espaço apropriado para se tornar uma estação de trabalho que supra todas as suas necessidades. 

Desse modo, muitos desses locais acabam também possuindo facilidades como uma recepcionista e lugares que vendem bebidas e comidas. 

Além disso, o coworking precisa ter zonas de trabalho com internet, tomadas, mesas, cadeiras, opções de acomodações individuais e salas de reuniões.  

Muitas vezes, eles também possuem espaços de descanso e recreativos com cadeiras mais confortáveis e locais onde a pessoa possa comer em momentos de pausa. 

No geral, existem vários tipos de coworking assim como existem várias formas de implementar um crm gratis.

Fora isso, é importante informar que muitos coworkings podem fornecer espaços gratuitos, normalmente com menos recursos do que o oferecido em locais pagos. Também é possível achar espaços de trabalho em locais como shoppings. 

Também é importante se atentar para possíveis regras de convivência ou até mesmo a necessidade de muitas vezes ter que reservar um horário de trabalho em um determinado coworking. Isso porque, muitos deles podem ter vagas limitadas. 

Quando se trata de modelo de trabalho, o céu é o limite! 

Isso porque, assim como o pipeline de vendas trabalha com a experimentação, é válido que pratique a vivência de trabalho em um coworking para que possa saber se esse método é vantajoso para você. 

Em geral, essa forma de trabalho tem se tornado cada vez mais procurada justamente pela oportunidade que o trabalhador tem de personalizar o seu ambiente, tendo a chance de escolher diferentes lugares com pessoas novas. 

Isso pode ajudar muito em alguns tipos de serviços, principalmente se eles tiverem funções que exijam criatividade.

Entretanto, para muitas pessoas, essa maneira de trabalhar não é tão eficiente, especialmente em casos onde os funcionários prezam por uma rotina fixa, elas tendem a estranhar coisas incertas ou muito flexíveis. 

É válido dizer também que esse método de trabalho também costuma ser bastante funcional para indivíduos que costumam ter uma rotina de afazeres mais flexível e que tem a oportunidade de customizar. 

Além disso, se você é uma pessoa que trabalha com app funil de vendas, provavelmente sabe o valor de uma boa rede de contatos e networking. Dessa forma, o coworking pode ser uma ótima opção para essa expansão. 

Por conta disso, algumas empresas, até mesmo as mais tradicionais, preferem hospedar seus negócios e funcionários em diferentes coworkings para que eles possam ampliar sua rede de contatos, pensando principalmente em futuras parcerias comerciais para a companhia ou o aumento de clientes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

CADASTRE-SE NO FREELANEWS

JUNTE-SE A MAIS DE 45 MIL FREELANCERS QUE JÁ ESTÃO TRANSFORMANDO SUAS VIDAS E CARREIRAS

Informe seu melhor e-mail

Não enviamos spams 😉

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!