O SERFREELA ESTÁ EM CLIMA DE DESPEDIDA. OS PRODUTOS DEIXARÃO DE EXISTIR EM 20/6/23. USE O CUPOM TCHAUSERFREELA com 30% de desconto em qualquer um dos produtos ativos

Mercado Freelancer pós COVID-19

13 de abril de 2020

A crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus está se espalhando pelo mundo inteiro. Não é apenas uma crise humanitária e de saúde pública, é também econômica. Todos nós seremos afetados de alguma maneira.

Não é exagero nenhum quando falamos que o mundo não será mais como antes. No entanto, isso ainda pode ser bom. Talvez seja o momento de muitas coisas mudarem para melhor.

Não podemos mudar o que já está acontecendo, mas podemos alterar nossa forma de ver a situação e, claro, nossa reação perante tudo isso. Não estou dizendo que devemos romantizar a crise, mas tentar extrair alguma coisa boa, para o que virá depois. Por isso, trouxe aqui algumas reflexões sobre o que podemos esperar, especialmente para o mercado freelancer após toda esta turbulência.

O que está mudando? O que as mudanças trarão de bom e ruim? Como você pode se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirem?

Falei um pouco sobre isso tudo no episódio 10 do podcast Freela Talks e aprofundo ainda mais nas linhas abaixo!

Os impactos econômicos da crise

A partir do momento em que entendemos o cenário econômico mundial, como tudo funciona, suas causas e consequências, conseguimos nos preparar melhor para o que pode acontecer.

Não tem tempo para ler o artigo completo? Ouça o resumo no FreelaTalks ?

Muitas pessoas perderão seus empregos, muitas empresas precisarão fechar suas portas, a demanda por alguns serviços pode diminuir bastante.

As projeções apresentadas em um relatório divulgado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA, na sigla em inglês) mostram que a economia mundial pode ter queda de 0,9% em 2020. Isso se as medidas de combate ao vírus, a melhora da saúde pública e o suporte financeiro apresentados por diversos governos derem certo. Caso contrário, é possível uma queda ainda maior.

Parece pouco? A projeção era de que a economia mundial tivesse aumento de 2,5%. Na última grande crise enfrentada globalmente, em 2009, a recessão fez a economia retrair 1,7%. Foi o suficiente para quase quebrar a maior potência do mundo, os Estados Unidos.

Mas calma! Também foi nessa época, 2008 e 2009, que surgiriam grandes startups e diversas tecnologias e iniciativas disruptivas pelo mundo todo, como Airbnb e Uber.

A economia vai sofrer e muita coisa vai mudar. Porém, isso tudo pode ser bom!

Nada voltará ao normal depois da Covid-19 e talvez isso seja bom

A pandemia causada pelo novo Coronavírus está sendo comparada a grandes guerras, tamanho o impacto que ela deixará em toda sociedade.

Não vamos desconsiderar todo o sofrimento que será (e já é) causado em tantas famílias, impactadas das mais variadas formas. Tenho feito o que está ao meu alcance e incentivado outros, dentro das minhas redes, a ajudar no que pudermos, mas é preciso dar um ar de esperança, olhar um pouco a luz do fim do túnel, principalmente no meio de tantas notícias que geram mais e mais ansiedade. É possível enxergar essa luz e talvez isso seja até benéfico de alguma forma, pois está nos mostrando que o mundo não precisa mais voltar a ser como era antes e, sim, caminhar para uma evolução, uma nova forma de viver em sociedade.

Estamos entendendo que é possível viver com menos, sem sermos tão consumistas. Estamos aprendendo que é importante dar suporte para o sistema de saúde, manter hábitos de higiene e que o trabalho e a economia podem pensar em soluções mais flexíveis, se adequando melhor a momentos de instabilidade.

Muita coisa está mudando agora e vai mudar em breve. Você só precisa decidir se vai ficar alheio a isso e continuará resistindo, ou se aceita a mudança, aprende com ela e passa a encontrar as oportunidades que uma nova realidade pode trazer.

O que está mudando com a crise causada pelo novo Coronavírus

É importante analisar que nenhuma crise revela algo que não existe. Ela, na realidade, potencializa ou evidencia coisas que já acontecem na sociedade. O home office, por exemplo, que entrou em voga, já era uma realidade para diversas empresas e empreendedores, principalmente no mercado freelancer.

Muita coisa está sendo colocada em evidência, mais pessoas passam a conhecer, prestar atenção e podem se tornar comportamentos e ideias mais presentes daqui pra frente.

A seguir apresento algumas coisas que estão mudando, que impactarão o mercado freelancer e, claro, o dia a dia de boa parte do planeta de hoje em diante.

Podemos ser mais minimalistas

Essa crise está servindo para nos mostrar que podemos ser mais minimalistas, viver com menos, pensar mais na qualidade de vida, em colecionar momentos e acumular menos objetos.

Isso tem muito a ver com o mercado freelancer, que tem muito disso em suas ideias. O freela geralmente escolhe trabalhar assim, pois sabe que pode ter mais liberdade para aproveitar a vida, ser mais feliz, fazer o que gosta e estar perto daqueles que ama.

Estamos nos tornando mais empáticos

Em momentos como este podemos voltar a ter esperança na humanidade. Um vírus colocou todos no mesmo barco. Ricos, pobres, asiáticos, americanos, brancos, negros, todo mundo poderá pegar o vírus. Todos nós precisamos nos unir, cada um fazendo sua parte para que ele seja derrotado.

Até países em guerra estão colaborando para conter a disseminação do vírus. Muitos estão em casa, mesmo sem correr tanto risco, mas por empatia a outras pessoas que podem ser prejudicadas caso o Coronavírus se espalhe.

Muita gente está descobrindo o Home Office

Boa parte de nós, freelancers, já conhecemos o Home Office, que ficou famosinho nas últimas semanas por conta da pandemia.

No entanto, muitas empresas, gestores e profissionais que tinham certa resistência foram obrigados a se aventurar e começaram a trabalhar de suas casas.

Claro que algumas pessoas não irão se adaptar e devem estar sentindo grandes dificuldades nesse momento. Mas uma boa parcela está notando que pode ser mais produtivo, mesmo trabalhando em casa, e ainda pode aproveitar para estar perto da família, relaxar mais, ter uma qualidade de vida melhor.

O mercado pós coronavírus vai perceber que é possível trabalhar de um home office ou de um coworking, evitando ter que se deslocar por várias horas até o trabalho, enfrentando trânsito, correndo riscos desnecessários, tendo gastos com alimentação etc.

Empresas também entenderão que o home office traz economia de custos para o empreendedor. Mas, mais do que isso, trabalhar de casa deixa as pessoas mais confortáveis e felizes. E colaborador feliz produz mais. Assim, todos ganham.

Mergulharemos na transformação digital

Podemos definir transformação digital de forma simples: um jeito de incorporar soluções tecnológicas e digitais para resolver problemas tradicionais.

Após a crise causada pelo novo Coronavírus, vamos entender que, muito mais do que implementar novas tecnologias, a transformação digital é mudar um mindset antigo, clássico, burocrático, para algo mais dinâmico e disruptivo.

O mercado freelancer pode sentir grandes mudanças através da transformação digital ao pensar melhor sobre as relações de trabalho com clientes e parceiros. Por exemplo: contratos podem evoluir, sendo criados e compartilhados em ferramentas online. Reuniões, deslocamentos, utilização de insumos, tudo poderá ser repensado sob a ótica da transformação digital.

Movimentos sindicais e grupos de apoio a empreendedores se fortalecerão

Microempreendedores individuais, freelancers, autônomos como motoristas e entregadores de aplicativos, são classes profissionais que cresceram nos últimos anos, mas não possuem grandes grupos ou movimentos de suporte.

Podemos sentir essa mudança acontecendo. Em várias partes do país notamos grupos de empreendedores se unindo para criar alternativas de combate à crise. Um bom exemplo são os grupos e associações filiadas ao CONAJE (Conselho Nacional de Jovens Empreendedores), com braços em diversos estados do país.

Iniciativas como o S.O.S. Me Poupe!, que se tornará uma plataforma de contratação e conteúdos exclusivos para ajudar no combate à crise, é um exemplo claro de como muitas oportunidades irão surgir.

Como você pode se preparar para o mercado freelancer pós-Coronavírus?

Já vimos que muitas coisas mudarão no mundo, na sociedade, na economia. Você está preparado para mudar junto, se preparando para o que está por vir ou vai continuar agarrado ao tradicional, lutando para manter o status quo?

Se você faz parte do primeiro grupo, tem algumas coisas que você já pode ir fazendo para se preparar para este mundo que está surgindo. Sem dúvidas, daqui a alguns meses, quando a turbulência passar, você estará preparado para um novo mercado freelancer, para uma nova sociedade que está se moldando.

Alimente-se de informações confiáveis

A informação é uma grande aliada e pode te auxiliar a tomar decisões melhores. Se você se basear em informações falsas, tomará decisões erradas e isso pode significar seu fracasso.

Por isso, é importante se manter informado por canais confiáveis, com dados atualizados e bem embasados. Neste momento, aquele grupo de WhatsApp nem sempre é a melhor alternativa.

Procure se informar sobre o que está acontecendo no mundo diante da crise causada pelo Coronavírus nos sites da OMS, do Ministérios da Saúde e em portais de notícias com credibilidade atestada. Ao final do artigo você poderá encontrar alguns links.

Caso tenha dúvida se alguma informação é fake news ou não, confira os sites a seguir, que fazem checagem dos fatos.

https://www.saude.gov.br/component/tags/tag/novo-coronavirus-fake-news

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

Faça cursos e não pare de aprender

Se você está com mais tempo livre, essa é a hora ideal para deixar de procrastinar e fazer cursos, ler livros, aprender coisas novas.

Indico que você comece aprendendo mais sobre marketing digital. Ele está ajudando empresas a enfrentar a crise e, sem dúvidas, o mercado freelancer pós-Coronavírus vai precisar bastante de ações nesta área para poder continuar fazendo alguns negócios serem rentáveis.

O pessoal da Agência de Bolso fez um portal com informações ótimas para você que quer aprender mais. Lá você encontra dicas do que fazer para enfrentar esta fase, inclusive com dicas específicas de ações que podem ser tomadas por diferentes tipos de negócios. Além de materiais gratuitos como vídeos, ebooks e cursos.

Aqui neste post do portal A Gazeta você encontra uma lista com mais de 500 cursos online em diversos sites para se manter bem informado. Tem curso online e grátis até no site da Universidade de Harvard!

Acesse grátis o Freelas Contra o Coronavírus

Por fim, sugiro que você acesse grátis este material focado em produtividade e vendas chamado Freelas Contra o Corona.

São 3 materiais que podem te ajudar a:

  • Ser mais produtivo, especialmente em Home Office
  • Aprender a prospectar
  • Se preparar para negociações e vendas
  • Te dar mais um motivo para ficar em casa

Minha ideia é fazer o máximo que estiver ao meu alcance para que você possa se preparar para este momento conturbado.

Esse pacote é 100% gratuito e foi criado com 3 produtos:

  • Curso em Vídeo: Treinamento Online Vendas e Prospecção
  • Livro Digital: Manual Freelancer de Prospecção e Vendas
  • Livro Digital: O Jeito Ser Freelancer de Produtividade

Aproveite esse material e todas as informações aqui apresentadas para que você possa se preparar melhor para o mercado freelancer pós-Coronavírus.

Lembre-se que provavelmente não há como fugir da tempestade que enfrentaremos. No entanto, você tem a oportunidade de se proteger dela de alguma forma e sair mais fortalecido, mas não se engane, se você não se preparar, saiba que a crise pós-Coronavírus irá separar os freelancers profissionais dos amadores, e não haverá espaços para esse último.

REFERÊNCIAS:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/19/como-o-coronavirus-vai-impactar-o-mundo-das-entregas-online.htm

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assim-mudara-o-capitalismo-por-mariana-mazzucato/

https://cinemacomrapadura.com.br/colunas/573961/artigo-o-impacto-do-coronavirus-nos-cinemas-pode-mudar-a-forma-como-consumimos-filmes/

https://veja.abril.com.br/mundo/coronavirus-senadores-republicanos-ameacam-atrasar-pacote-economico/

https://www.infomoney.com.br/negocios/motoristas-da-uber-poderao-pedir-auxilio-desemprego-nos-eua-gracas-ao-pacote-de-us-2-trilhoes-do-governo/

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,coronavirus-sera-um-teste-para-nosso-estilo-de-vida-conectado,70003222359

https://www.vice.com/pt_br/article/wxekvw/o-mundo-depois-de-tudo-isso

https://www.nationalreview.com/2020/03/coronavirus-and-the-gig-economy/

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!