Home office ou Coworking? O que é melhor para o Freelancer?

Trabalhar em home office é bom demais. Mas será que um coworking para freelancer não pode ser uma opção mais interessante para evitar a solidão e promover o networking?

Se você é freela, com certeza já deve ter ouvido aquela famigerada frase: “Deve ser muito bom trabalhar em casa, né?” Mas existe outra opção, e quero te mostrar que existe sim coworking para freelancer!

Sempre tem alguém que vê nosso trabalho e pensa que é uma maravilha poder trabalhar no conforto do lar. De fato, é. Mas nem tudo são flores no mundo de um freelancer. Tudo na vida tem vantagens e desvantagens. E aqui a gente vai falar sobre essa parte boa e ruim da vida de freela e te ajudar a analisar: será que não tá na hora de ir pra um espaço de coworking? Ou é melhor ficar em casa mesmo?

Vantagens do Home office

Trabalhar em casa é ótimo. Primeiro porque você não precisa se deslocar para ir ao trabalho. Nem se arrumar, nem escovar os dentes e pentear o cabelo. Só sai da cama e trabalha (às vezes nem sai da cama). Isso é ótimo. Embora eu aconselhe que você busque criar uma rotina e um espaço especial para o seu trabalho. Não fique muito perto da cama, nem com roupas confortáveis demais. Os riscos da sua cama te seduzir e você acabar perdendo sua produtividade é imenso.

Trabalhar em casa também é barato. Você não gasta com deslocamento, nem precisa almoçar fora. Não gasta nem sola de sapato.

Ou seja, você poupa tempo, gasta menos e pode ser mais produtivo, se não tiver tantas interrupções e distrações em sua casa.

Uma pesquisa realizada pela SAP Consultoria RH, intitulada “Pesquisa Home Office Brasil”, de 2016, apontou um aumento de 50% no número de empresas que adotaram essa modalidade de contratação, comparado com a pesquisa anterior, de 2014.

Definitivamente, o Home office se torna cada vez mais conhecido, defendido e recompensador. Porém… Ah, o porém…

Desvantagens do Home office

Precisamos falar o que muitos não têm coragem. Trabalhar em casa é bom, mas é uma solidão imensa! E não diga que você adora trabalhar sozinho, sem ninguém pra incomodar. Logo, logo, você vai ver que sentirá falta de alguém pra conversar, trocar uma ideia, falar sobre o trabalho, ter discussões sobre os negócios e tudo mais.

Aliás, este podcast do Aparelho Elétrico fala exatamente sobre esse isolamento na vida de um freelancer e tudo o que isso pode acarretar. E, aproveitando, indico mais outro que faz este confronto entre home office e coworking.

O isolamento do home office te deixará menos criativo, você passa a não ter aquele contato social que te permite conhecer pessoas e oportunidades novas. Você acaba ficando fechado em um casulo, cada vez mais solitário. Por isso, os espaços de coworking para freelancers estão fazendo tanto sucesso.

Saia do casulo e vá para um coworking

Se você ainda acha que um coworking para freelancer não é muito vantajoso, já que vai precisar se deslocar e vai precisar pagar mensalidades caras para usar o espaço, então precisa se atualizar.

Eu te apresento o Beer or Coffee, o “Uber de coworking”. Quando você precisa de um carro pra te levar a algum lugar, você pede um Uber e pronto, certo? O Beer or Coffee funciona do mesmo jeito. Precisa de um coworking hoje, entra e contrata uma diária. Você pode contratar pelo dia que precisar ou pacotes que te permitem usar alguns dias, de acordo com suas necessidades.

E, o melhor, são diversos coworkings espalhados pelo Brasil inteiro! Você pode utilizar cada dia um espaço diferente, em cidades diferentes, inclusive. Aonde você for, você terá um espaço especial pra você, com diversas pessoas e oportunidades para conhecer!

E ainda não acabou! Se você se cadastrar por este link aqui, ganha 5% de desconto em qualquer plano (que já são muito baratos).

Quer mais? Tá bom! Parceiro aqui do Ser Freelancer ganha uma diária grátis. Ou seja, eles já te dão uma diária gratuita e você ainda vai receber outra!

Gostou? Então se liga no passo a passo para receber o desconto:

  1. Acessar o link
  2. Criar um conta
  3. Usufruir das diárias grátis incluídas no perfil
  4. Para contratar um plano com 5% de desconto, basta informar, no chat dentro do site, da parceria junto do Ser Freelancer que você irá receber um link para pagamento com o desconto incluso.

Pronto! Agora você já pode experimentar o trabalho em um coworking e tirar suas conclusões se vale mais a pena trabalhar em home office ou em um desses espaços compartilhados.

Aliás, aproveita e conta suas experiências nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This