3 Dicas de gestão financeira para freelancers

22 de julho de 2022

Optar por trabalhos temporários exige diversas questões como o controle da gestão financeira. Isso porque, devido à renda variável, é necessário aprender a lidar com momentos de ganhos mais baixos, mais altos, tempos de crises e afins, através de estratégias de gestão financeira para freelancers.

Isso porque, momentos de adversidade são certos na vida, e trabalhar com renda que varia todos os meses é entender que ao mesmo tempo que em um mês você ganhou rios de dinheiro, os próximos podem não contar com a mesma onda. 

Mesmo com trabalhos que podem parecer fixos, o freelancer deve sempre contar que, a falta de vínculos empregatícios, como por exemplo, um regime CLT, faz com que a qualquer momento determinada empresa possa não precisar desses serviços, ou encerrar o contrato a qualquer período.

Nesses casos, pode até mesmo fazer um curso de gestão financeira para entender um pouco mais, com o intuito de ter uma renda segura, mesmo em condições de trabalho variáveis. 

Uma vez que foi possível levar essas questões em consideração, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre como gerir as finanças pessoais quando se é freelancers. 

O que é e para que serve a gestão financeira?

Ouvir o termo “gestão financeira”, muitas vezes remete as pessoas e questões relacionadas à administração financeira de companhias e empresas. 

Isso porque, a verdade é que poucos indivíduos conhecem os benefícios de aprender e aplicar a gestão financeira dos recursos pessoais em prática. 

Em suma, é possível concluir que a gestão financeira, seja ela empresarial, pessoal ou familiar, nada mais é do que saber como administrar os recursos econômicos de forma consciente, através de estratégias que possam te preparar para momentos de adversidade. 

Entretanto, para além dos tempos de adversidade, como crises, a gestão financeira também é capaz de ensinar ao administrador como se relacionar com os recursos de modo inteligente. 

Portanto, é preciso saber realizar investimentos ou ter um olhar para boas oportunidades, de maneira que tenha um fator econômico seguro e sólido.

Justamente por isso que existem muitos cursos técnicos de gestão financeira em que qualquer pessoa pode buscar se aprofundar e entender melhor sobre como se relacionar com as finanças de forma saudável e segura.

Dicas para uma melhor gestão financeira

Uma vez que foi possível entender a importância da gestão financeira nos diversos setores da vida. 

Então, veja a seguir algumas dicas de como fazer a gestão financeira na prática e aplicar boas estratégias no seu dia a dia, mesmo sem ter feito um curso de administração financeira na faculdade.

  1. Calcule o seu salário

Quando se é freelancer, é certo que o salário pode ser incerto. 

Entretanto, mesmo assim, é necessário calcular os ganhos mensais e ter controle sobre eles. Isso porque tudo o que um profissional recebe por um trabalho deve ser dividido entre quatro principais categorias:

  • Salário;
  • Custos;
  • Reserva de investimento;
  • Reserva de emergência.

Em resumo, é importante ter em mente um valor que deve receber, para então conseguir dividi-lo nessas quatro categorias e começar a colocar em prática possíveis estratégias de gestão financeira, mesmo sem ter realizado um curso de gestão financeira a distância.

  1. Tenha reservas para investir no negócio

Uma das quatro categorias e justamente uma das mais importantes é a reserva de investimento. 

Isso porque, é importante pensar em juntar uma quantia para reinvestir em seu trabalho para torná-lo melhor, como por exemplo a compra de melhores equipamentos, que possam deixar ele mais eficiente, por exemplo. 

Outro exemplo é guardar uma quantia para fazer cursos profissionalizantes, como o de gestão financeira startup

Além disso, tem a compra de algum software ou máquina, ou até mesmo obter um capital de giro para investir nesta melhoria do negócio para não recorrer a nenhuma linha de crédito.

  1. Não se esqueça dos custos

Por último, mas não menos importante, outra dica prática de uma boa gestão financeira é justamente listar todos os custos que você teve para determinado trabalho, seja com a internet gasta, o transporte ou o material utilizado.

Isso porque, além de conseguir ter um controle, é possível, através de obter todas as despesas somadas, entender quanto do valor recebido está sendo usado para pagar custos. 

Além disso, é possível saber exatamente o lucro em cima de qualquer trabalho, bem como mensurar melhor qual deveria ser o preço do seu desempenho em um orçamento, já que não vale a pena ter um negócio se ele não pode te dar ganhos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

CADASTRE-SE NO FREELANEWS

JUNTE-SE A MAIS DE 45 MIL FREELANCERS QUE JÁ ESTÃO TRANSFORMANDO SUAS VIDAS E CARREIRAS

Informe seu melhor e-mail

Não enviamos spams 😉

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!