Por que uma conta digital para freelancers é essencial?

Gerenciar seu setor financeiro não é tarefa fácil. E pode ficar ainda mais complicado se você tiver que lidar com burocracia e taxas de bancos tradicionais. Por isso a conta digital para freelancers vem se tornando uma opção indispensável para um freela de sucesso.

Ser freelancer não é tarefa fácil. Pode ter certeza! Quando você está em uma empresa, cada um tem a sua função. Mas, quando você é freelancer, faz tudo. Cruza e corre até a área pra cabecear. Por isso é tão importante que o freela seja organizado. Tanto é que este é um dos pilares que tento abordar e, por isso, criei até uma seção especial aqui no blog. Lá tem algumas postagens e ferramentas que vão te ajudar bastante a se organizar melhor.

Outro ponto fundamental é a organização financeira. E, mesmo que você não goste de números, finanças e tudo mais, vai ter que aprender a viver em harmonia com esse departamento, afinal, se não fizer corretamente a gestão do seu dinheiro, amigo, não tem como ir pra frente.

No começo pode até parecer chato e difícil, mas, depois que você aprende e, principalmente, vê que isso está dando resultado (e dinheiro), vai começar a amar o setor financeiro.

Pra começar a entender um pouco mais sobre suas finanças e o que você precisa pra manter tudo organizado e lucrativo, sugiro que leia um artigo que escrevi sobre finanças para freelancer. Se você é um zero à esquerda quando o assunto é gestão financeira, sugiro que comece sua jornada por aqui.

Já fez seu CNPJ? Sugiro que faça.

Se você ainda não fez o seu CNPJ e já está trabalhando firme como freelancer, sugiro que providencie o seu. Eu sei que tem um pouco de burocracia e já dá até uma preguiça, mas vale muito a pena!

Nesse artigo aqui, falei um pouco também sobre esse assunto e aproveito pra trazer aqui a mesma indagação que fiz lá. Veja as perguntas abaixo. Se você responder sim para a maioria delas, então está mais do que na hora de fazer o seu CNPJ.

  1.       Você tem interesse em se portar como um profissional especializado no que faz, apagando aquela ideia que alguns podem ter de você, de que faz apenas alguns bicos?
  2.       Já deixou de atender clientes por não conseguir emitir notas fiscais?
  3.       Tem vontade de conquistar clientes maiores e, consequentemente, ganhar mais?
  4.       Tem interesse em firmar parcerias com outras empresas e ter acesso a facilidades que são concedidas apenas a quem possui CNPJ?
  5.       Quer ter facilidade para abrir contas, receber descontos e contratar financiamentos bancários?

Por que você precisa de uma conta digital?

Se você já está organizado, tem seu CNPJ e seu financeiro está indo bem, sabe que nesse dia a dia os compromissos bancários acabam tomando um bom tempo (e gerando até certo estresse).

Você precisa pagar contas, verificar o saldo, fazer transferências, receber transferências, fazer compras e tudo mais. Imagine ter que fazer isso do jeito tradicional e ir ao banco, pegar fila, esperar caixa eletrônico etc.

Você pode não acreditar, mas tem gente que passa por isso. Sim! Tenho um parceiro, que é freelancer, é jovem, é antenado com o mundo digital, mas tem conta em um banco tradicional e seu internet banking não funciona de jeito nenhum. Pra resolver, precisa enfrentar toda a burocracia de ir até a agência, falar com o gerente e tudo mais. Então ele prefere usar o caixa eletrônico. Assim, toda vez que precisa verificar se um pagamento foi recebido, precisa ir até a agência. Que empenho, né!?

Isso que nem entramos no ponto crucial: as taxas. Os bancos digitais, além de terem menos burocracia, também cobram taxas menos abusivas e, inclusive, muitos serviços são gratuitos. A seguir falo sobre alguns deles e suas vantagens pra que você possa analisar qual pode ser o melhor para o seu negócio.

Qual conta digital para freelancers é melhor?

A escolha não é das mais fáceis, pois hoje já existem diversas opções disponíveis no mercado. Se você quer avaliar boa parte das opções, saber os prós e contras para poder avaliar, sugiro que veja este post aqui, do blog Finanças Real. Ali você encontra as diversas opções de conta digital para freelancers com explicação bem completa.

Mas, aqui, vou comentar as 3 que conheço, já utilizei e indico.

NuConta (Nubank): O roxinho mais adorado do Brasil agora também tem seu serviço de conta digital para freelancers. Você pode criar sua conta sem análise de crédito, nem burocracia. Faz tudo pelo app. É possível também enviar e receber dinheiro em tempo real para outras NuContas, fazer transferências (TEDs) para todos os bancos sem pagar tarifas e pagar boletos. E mais: Não tem taxas e o rendimento é maior que o da poupança.

Banco Inter: Mais um pra você que gosta de tudo no 0800, na faixa, de graça. Saques, transferências, boletos, tudo grátis e feito sem burocracia pelo app. Pra colocar dinheiro na conta, você pode fazer por meio de boleto ou, até mesmo, cheque. No site você ainda pode escolher entre três modalidades: Conta PF (Pessoa Física), PJ (Pessoa Jurídica) e MEI. Todas elas com algumas vantagens, mas sempre grátis. Você também ganha um cartão de débito (que pode virar cartão de crédito se você for bonzinho hehehe), que pode usar para sacar dinheiro em caixas eletrônicos da rede de Bancos 24 Horas. Você também pode usar o Interpag para pagamentos e recebimentos sem cartão, sem maquininha, fazendo tudo pelo App, via QR Code. E eles ainda têm diversas opções de investimentos, seguros, operações de câmbio e muito mais!

Conta.MOBI: Esse é um serviço de conta digital para freelancers que vem crescendo nos últimos meses e promete facilitar a nossa vida. Não é feita análise de crédito e você também não paga nenhuma mensalidade. Dá pra mandar links de pagamentos para os seus clientes, facilitando a cobrança. E uma funcionalidade bem interessante é que você pode depositar ou receber dinheiro através de agências dos Correios. Funciona assim: seu cliente vai até a agência mais próxima, informa o seu CPF e deposita o quanto ele te deve. Em até 1 dia útil o dinheiro está na sua conta. Aí é só você ir aos Correios com o seu CPF e retirar esse dinheiro. Super simples.

Além dessas existem várias outras com inúmeras funcionalidades. Basta você avaliar qual delas se encaixa melhor no que você precisa. Uma dica é fazer sua conta digital, mas não se desfazer totalmente da conta tradicional. Vá usando as duas, testando e conhecendo pra saber o momento certo de escolher entre uma ou outra.

A dica final é: se inscreva no meu Clube Vip! Assim você pode receber meus conteúdos, dicas e trocar uma ideia pelo Telegran! Acessa e me diz qual conta digital para freelancers você usa e qual é a melhor. Te espero lá!

Pin It on Pinterest

Share This