3 dicas de como ser freelancer na prática.

O que é preciso para iniciar a carreira de freelancer e ser bem sucedido? Eu vou te contar três dicas essenciais (e uma dica bônus) que vão facilitar sua vida.

Pra muita gente, ser freelancer é o trabalho dos sonhos. Poder trabalhar de casa, ou na praia, viajando, podendo acordar mais tarde, fazendo tudo mais tranquilo e sem estresse. Mas COMO Ser freelancer na Prática?

Bom seria se fosse assim como todos imaginam! Ser freelancer é muito mais complicado e vai exigir muito mais trabalho do que você imagina. Se pensa que ser freelancer é ficar de boa, trabalhando na praia, melhor repensar seus conceitos e se preparar. A vida de freela requer muito esforço, principalmente no começo.

Mas, se você quer aprender como ser freelancer de sucesso, com uma vida estável e qualidade de vida, tenho algumas dicas essenciais para o seu início de carreira, que me ajudaram bastante e, com certeza, também vão te ajudar.

1 – Não jogue tudo pro alto

Antes de se arriscar na carreira de freelancer, você precisa saber se é esse mesmo o caminho certo pra você. Neste artigo aqui, eu expliquei um pouco disso. Falo sobre como saber qual tipo de freelancer você é. Explico um pouco sobre como encontrar esse caminho. Leia.

Se você está começando, mas ainda tem um emprego, não pense em largar tudo logo de cara. Vá planejando a sua carreira enquanto ainda trabalha e tem uma renda fixa. Vá organizando tudo nas horas vagas e deixando o seu negócio tomar forma. Assim, a hora que você decidir largar tudo, já terá um modelo de negócio pronto, clientes e, quiçá, uma boa renda para não passar sufoco.

2 – Organização é essencial!

Agora que você não terá um patrão ou outros superiores para dizer o que você tem que fazer, como, quando e tudo mais, vai precisar ter muita disciplina e organização. Você vai precisar manter sua agenda sempre em ordem e ter muita força de vontade pra manter rotinas regradas. Se não, você corre o risco de ficar relapso e um procrastinador profissional.

E não há como ser freelancer sem técnicas e materiais que te ajudem nesta sua organização. Sugiro que você leia este outro artigo onde falo sobre o “Freelancer Doc Box”. São vários materiais essenciais pra quem está começando na carreira como: planilha de fluxo de caixa, cálculo do valor da hora de trabalho, modelo de estrutura de pastas, modelo de contrato de prestação de serviços e proposta comercial, planilha de pauta semanal, follow up e de cadastro de clientes e fornecedores. Se você quer ser um freelancer de sucesso, precisa deste box. Seu trabalho vai ficar muito mais fácil, organizado e será possível conseguir mais clientes e faturamento.

3 – Saiba vender seu trabalho

O calcanhar de Aquiles da maioria dos freelancers é mostrar seu trabalho, vender o serviço e conseguir cobrar um bom valor. Mas hoje, com as redes sociais, é possível fazer tudo sem sair de casa e gastando pouco.

Pense no tipo de serviço que você faz e onde seu público está. Então, esteja lá também, interaja, mostre o que você faz. Crie um site, bote a cara nas redes sociais, fale com seus amigos e familiares e explique o que você faz. Quanto mais networking você fizer, maiores serão as chances de fechar um bom negócio.

Eu também já fiz um guia sobre vendas para freelancer, que você pode ler e colocar em prática imediatamente.

Dica Bônus

Leia e estude sempre! Simples assim! Um freelancer precisa estar antenado em tudo que está acontecendo, nas novidades, em novas formas de trabalhar. Por isso você precisa ler tudo que puder sobre a vida de freela, sobre a sua área de atuação e como gerenciar o seu negócio.

Pra te ajudar nisso, deixo como sugestão final, este texto do Henrique Pochmann, do Aparelho Elétrico, que explica muito bem todos os detalhes da vida de um freelancer. É praticamente um manual, com tudo que você precisa saber.

E outra dica essencial é se cadastrar no meu Clube Vip. Lá a gente pode conversar melhor pelo whatsapp, trocar ideias e você ainda recebe sempre meus textos, podcasts e mais novidades, tudo de forma rápida e prática.

Pin It on Pinterest

Share This