Saiba como opera o fluxo de caixa  

22 de julho de 2022

Os desafios enfrentados pelas empresas no modo geral abarcam questões múltiplas como o controle do fluxo de caixa, indicador que é responsável por apontar a real situação da saúde financeira das organizações.

Levando em consideração os impactos de questões como o avanço da concorrência e ainda as oscilações econômicas, pode-se notar o quão é importante as empresas focarem na boa gestão do fluxo de caixa em prol de seu funcionamento.

Para uma empresa especializada no fornecimento de aluguel de uniformes de futebol, o fluxo de caixa aponta diretamente para o direcionamento de processos internos, incluindo neste sentido, a capacidade de atender os pedidos de clientes.

É fundamental que as organizações tenham em mente que quando se trata do contexto empresarial, há uma intersecção entre procedimentos e áreas nas empresas. Isto é, o andamento exitoso de um processo ocasiona no sucesso dos demais.

Do mesmo modo, se uma área ou departamento da empresa apresenta desempenho não satisfatório, o mesmo pode ser repetido em demais escopos. Por isso, é essencial investigar com antecedência possíveis problemas.

Contextualizando com a esfera financeira, é possível notar que essa possui posição importante para empresas dos mais variados portes e segmentos, inclusive para uma microempreendedora individual produtora de coxinha pronta congelada

Com isso, dado o cenário do mercado bem como o dinamismo visto regularmente nas empresas, é imprescindível que a atenção de proprietários e gestores seja para o desenvolvimento de uma boa gestão do fluxo de caixa.

Afinal, o que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa está relacionado diretamente com o conceito de um balanço entre as despesas e lucros das empresas, aliás, esse indicador aponta para o valor disponível para garantir que um negócio continue funcionando.

O desafio das empresas, no geral, é conseguir manter em dia os pagamentos relacionados às despesas e ainda assim contar com os recursos exigidos para garantir a produção.

Uma fabricante de escorredor pratos industrial, indica que é necessário que as empresas contem com o desenvolvimento de boas parcerias para facilitar o processo de gestão da cadeia de suprimentos.

Afinal, um bom relacionamento com parceiros além de conferir reputação positiva no mercado, também corrobora para o encontro de benefícios adicionais, como percentuais consideráveis de desconto.

As empresas brasileiras podem ser categorizadas como PMEs, ou seja, pequenas e médias empresas, cuja característica principal é a ausência de investimento ou capital de terceiros no funcionamento e no fluxo de caixa.

Em outras palavras, isso significa que devido a ausência de capital externo como apoio em seu funcionamento, uma empresa especializada na prestação do serviço de limpeza de colchão a vapor, precisa prestar atenção em alguns pontos, como:

  • Custos operacionais totais;
  • Desenvolvimento de melhorias;
  • Objetivos gerais e específicos;
  • Despesas e gastos fixos.

Esses são alguns dos indicadores a serem considerados pelas empresas no momento da elaboração de técnicas que permitem o controle do fluxo de caixa. Não obstante, pode-se salientar que é crucial estar atento para demandas internas específicas.

Por fim, o fluxo de caixa deve analisar também os possíveis riscos operacionais causados por forças maiores, os chamados imprevistos. Sendo recomendado que as empresas aloquem custos para a resolução rápida de problemas e impedimentos. 

Conheça o funcionamento na prática

O indicador de fluxo de caixa deve manter-se positivo para indicar que uma empresa está recebendo mais pagamentos do que direcionando recursos para suprir despesas rotineiras. 

O cenário contrário demonstra que uma empresa está inapta para suprir os gastos distintos, sendo algo visto de primeiro momento como negativo para a saúde financeira. Entretanto, embora a análise das variáveis pareça ser simples, outros fatores podem interferir.

A pauta de finanças é relativamente recente para muitas pessoas, dado que o Brasil é um país em pleno desenvolvimento e por isso há uma discrepância no conhecimento entre os indivíduos.

No entanto, o papel de especialistas do ramo, organizações não governamentais e governamentais é desmistificar os conceitos básicos da pauta de finanças, tornando o conhecimento horizontal para a sociedade.

Assim, é crucial destacar as diferenças conceituais entre a faixa de lucro e o fluxo de caixa. O lucro corresponde ao valor total obtido na comercialização de bens e serviços, abarcando neste sentido os gastos necessários com despesas.

O lucro é caracterizado pelo valor final obtido com o balanço financeiro, abrangendo também o valor indicado pelo fechamento de caixa.

O fluxo de caixa, por sua vez, é um indicador variável, já que a cada semana no mínimo são incluídos novos pagamentos e também novas despesas, como o primeiro emplacamento de moto das frotas de empresas.

Isso quer dizer que o lucro é imutável, por ser um valor indicado com análises prévias de indicativos, já o fluxo de caixa pode variar semanalmente ou até diariamente, de acordo com o fluxo de pagamentos e pagamento de despesas rotineiras.

Cabe enfatizar ainda que estão disponíveis indicadores de fluxo de caixa para diferentes etapas e processos vistos nas empresas, porquanto, é essencial conhecê-los bem como compreender sua aplicação.

Direto

O fluxo de caixa direto é o conceito encontrado com maior frequência no cenário empresarial, aliás, é o indicador de compreensão básica e isso explica o motivo pelo qual sua adesão é alta nas organizações.

Em conformidade, para uma empresa fornecedora de laudo maquina nr12, é importante contar com análises de métricas e indicadores simples para facilitar o entendimento, o que exige baixo conhecimento das equipes e gestores.

A métrica relacionada ao fluxo de caixa direto contempla os registros de entradas e saídas no caixa, sem contabilizar os descontos para compromissos financeiros assumidos previamente.

Com isso, pode-se afirmar que este é o indicador básico de fluxo de caixa, o suficiente para conferir uma visibilidade micro da real situação financeira.

Indireto

O indicador indireto do fluxo de caixa contempla os resultados líquidos obtidos a partir de registros de entrada e saída em uma organização. O diferencial em tal métrica, se dá pela presença de descontos, totalizando o valor líquido.

Considerando o contexto organizacional, é compreensível que sejam contemplados os indicadores referentes a descontos e demais compromissos financeiros durante a elaboração do planejamento.

Essa etapa auxilia as empresas a lidarem com a previsão real de gastos e entradas no caixa. Além disso, o fluxo de caixa indireto apresenta melhor visibilidade sobre o desempenho econômico e por isso é utilizado no DRE.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é o relatório que contempla as atividades operacionais e não operacionais das empresas, tendo como embasamento os registros de entrada e saída e analisando os descontos com compromissos financeiros. 

Projetado

O fluxo de caixa projetado é o indicador que leva as empresas a fazerem previsões financeiras no curto, médio e longo prazo. Caracterizando-se como um planejamento que prevê melhorias financeiras.

Por ser um planejamento, é essencial contar com dados reais acerca das entradas e saídas, garantindo que o balanço projetado cumpra as expectativas.

Livre

Entende-se por fluxo de caixa livre o valor obtido após o pagamento de todas as despesas e demais compromissos financeiros.

Uma vez cumprindo com todos os compromissos, as empresas podem alocar os recursos para o investimento em novos negócios ou ainda aprimorar o processo produtivo de reator de vidro para laboratório

Operacional

As operações são etapas essenciais para a saúde financeira e comercial das empresas, sendo assim, o fluxo de caixa operacional é o indicador que melhor abrange os registros de entrada e saída, conferindo visibilidade assertiva sobre a saúde.

Em adição, as métricas obtidas com a análise do fluxo de caixa operacional são revisadas por bancos e instituições financeiras para a concessão de linhas de crédito.

Por que investir na operação de fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um indicador relevante para as empresas que produzem tela sombrite branca, tendo em vista que as métricas obtidas conferem o entendimento sobre a real situação e saúde financeira dos negócios.

No entanto, é importante focar na análise de métricas adequadas, para que o planejamento elaborado efetivamente cumpra com o propósito, ou seja, surta os resultados esperados.

Maior transparência

Uma das vantagens específicas a serem enfatizadas é a transparência da informação no contexto organizacional, o que é benéfico para o funcionamento da empresa como um todo.

Os gestores, executivos e proprietários podem contar com maior segurança no que tange ao controle de gastos e delegação de diretrizes e metas.

Clima organizacional favorável

O relato de funcionários dos mais variados segmentos, é que quando está sendo abordado o escopo de clima organizacional, o escopo das finanças impacta relativamente o ordenamento do clima.

Ou seja, uma tensão no clima da empresa é formada quando há incertezas financeiras, isso é algo que começa na diretoria e alta gestão e por fim é repassada aos funcionários e terceirizados.

Sendo assim, investir no controle adequado do fluxo de caixa é altamente benéfico para aprimorar o relacionamento com colaboradores e parceiros.

Considerações finais

O fluxo de caixa é uma etapa essencial para o sucesso financeiro e comercial dos negócios, trata-se de um indicador que abrange os registros de entradas e saídas, considerando as despesas rotineiras e custos fixos para a operação.

Contudo, considerando a categoria das PMEs, característica predominante nas empresas brasileiras como um todo, a recomendação é que as empresas foquem no desenvolvimento da boa gestão do fluxo de caixa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CADASTRE-SE NO FREELANEWS

JUNTE-SE A MAIS DE 45 MIL FREELANCERS QUE JÁ ESTÃO TRANSFORMANDO SUAS VIDAS E CARREIRAS

Informe seu melhor e-mail

Não enviamos spams 😉

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!