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Como fugir da procrastinação na sua rotina

25 de agosto de 2021

Para iniciar a conversa sobre procrastinação é preciso antes entender como e porque ela acontece. Aquela sexta à tarde onde você está correndo contra o tempo pra finalizar o que poderia ter feito durante a semana. Seu eu do presente querendo voltar ao passado e esganar a si mesmo por não ter se organizado melhor…

Mas como isso aconteceu? O que deu errado e o que tirou seu foco?

Se você se identificou, você não está sozinho ou sozinha. Muita gente passa por isso quase que diariamente, mas calma, eu reuni alguns truques pra te ajudar a driblar ou a identificar quando a procrastinação é prejudicial.

Sim, a procrastinação também pode acontecer como um mecanismo do seu corpo avisando que você precisa descansar e nesses casos é importante parar, ler um livro, assistir um filme, fazer algo que você gosta ou simplesmente ficar sem fazer nada por um tempo. Então vale a pena observar se você realmente está procrastinando simplesmente pra evitar uma tarefa ou porque seu corpo e mente estão precisando relaxar.

Mas vamos ao momentos onde procrastinar pode ser prejudicial.

A procrastinação é considerada, na maioria das vezes, algo ruim que te impede de concluir uma tarefa que é preciso ser feita e isso te deixa com vergonha ou frustrado/a e desmotivado/a.

Então como tentar superar ou evitar a procrastinação?

Alguns hábitos podem te ajudar:

01. Admita que você está procrastinando

Não fuja nem minta pra si mesmo/a. Reconheça que você está procrastinando, pare e tente voltar ao ponto onde você perdeu o seu foco. Se necessário saia do ambiente por um tempo, tome uma água, um café e tente retomar ou iniciar a tarefa.

02. Tente descobrir a causa da procrastinação

Procrastinação é basicamente escolher fazer outra coisa invés da tarefa que você deveria estar fazendo e normalmente envolve ignorar uma tarefa que é importante, mas não é muito prazerosa e no lugar fazer uma que é mais legal ou mais fácil. Você vai perceber que ela quase sempre acontece na parte mais chata ou difícil de uma tarefa e prestar atenção nisso é o que vai nos ajudar a combater.

03. Adote estratégias anti-procrastinação

A procrastinação é um hábito e isso quer dizer que não é possível mudar da noite para o dia. Será necessário parar com os hábitos que provocam a procrastinação e iniciar hábitos que a inibem. Práticas como focar no fazer, anotar as tarefas, especificar prazos e e pequenas recompensas quando finalizá-las pode ajudar bastante.

Outra causa da procrastinação pode ser a rotina desorganizada, então adotar checklists, apps de produtividade e métodos como a Matriz de Eisenhower podem te ajudar a melhorar nisso.

Outra estratégia é se comprometer em público. Avise um/a amigo/a, familiar ou conhecido sobre o que você precisa fazer e qual é o seu prazo, a pressão de outra pessoa pode te ajudar a manter-se comprometido/a.

Por fim, retire todas as possíveis distrações de perto, quanto mais foco, melhor.

Muito obrigado por ler até aqui, e se você tiver mais técnicas para evitar a procrastinação, comente aqui embaixo ou me mande uma dm no Instagram (@serfreela) e vamos trocar uma ideia!

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