O SERFREELA ESTÁ EM CLIMA DE DESPEDIDA. OS PRODUTOS DEIXARÃO DE EXISTIR EM 20/6/23. USE O CUPOM TCHAUSERFREELA com 30% de desconto em qualquer um dos produtos ativos

Como fazer um bom planejamento de demanda?

11 de novembro de 2022

Se você tem uma companhia ou atua no mercado, muito provavelmente você já ouviu falar no planejamento de demanda. Esse nada mais é do que um tipo de organização, da qual tem como uma das suas principais atribuições a captura das diferentes ações de Marketing e Vendas, junto às projeções de demanda em diferentes níveis de hierarquia.

Esse tipo de organização se faz necessário e importante para a consolidação de um negócio justamente porque pode disponibilizar as estimativas dos sistemas corporativos, disparando os processos para que as áreas de Supply Planning, manufatura, aquisições e distribuições consigam cobrir as demandas.

Sendo assim, caso seja formado ou não em curso de gestão financeira empresarial, confira a seguir tudo o que você precisa ser a respeito do planejamento de demanda, entendendo de forma profunda o que ele é, sua importância, benefícios e seu diferencial para a construção de uma companhia próspera e bem sucedida.  

O que é e para que serve?

De acordo com especialistas, o planejamento de demanda, também conhecido como demand planning, termo em inglês, nada mais é do que o motor que faz funcionar toda a cadeia de suprimentos.

Ou seja, ele consiste em realizar estimativas de vendas e organizar os processos de produção, as operações do armazém e os orçamentos.

Dessa forma, assim como fazer um curso de gestão financeira é importante, também é necessário que na produção do planejamento de demanda seja algo organizado por todos os departamentos de uma empresa, que por sua vez devem trabalhar de forma coordenada para fazer essas estimativas. 

Sendo assim, com a realização bem sucedida dessa organização, é possível estabelecer políticas de atuação e estratégias comerciais. 

Um exemplo na prática, é pensar em um armazém onde o planejamento de demanda será determinar a quantidade de produtos de cada referência que deve ser armazenada, o espaço necessário para eles e o número de operadores e turnos necessários para colocar a sessão em ordem. 

Por último, mas não menos importante, é necessário frisar que o planejamento de demanda também diz respeito às questões externas.

Voltando ao exemplo do armazém, também faz parte da organização pensar nas matérias-primas e fornecedores que também devem adaptar-se ao tempo e ao ritmo dos processos produtivos para evitar atrasos.

Como fazer um planejamento de demanda?

Uma vez que já foi possível entender a importância do planejamento de demanda para uma companhia, é preciso entender que existem formas de colocá-la em prática mesmo sem cursar um curso gestão comercial ead, por exemplo.

Portanto, leia a seguir algumas etapas necessárias para realizar um planejamento de demanda. 

  • Estatística;
  • Preparação de Dados e Análises de Indicadores;
  • Colaboração;
  • Demanda Irrestrita;
  • Divulgação.

É importante seguir as etapas mencionadas, pois assim a gestão será efetuada com eficiência.

O que não pode faltar no seu planejamento de demanda?

Além de seguir os passos acima, é preciso também não se esquecer de alguns detalhes para que o planejamento de demanda esteja completo e, assim, a companhia possa ter um bom controle de seus procedimentos para conseguir conquistar o sucesso e satisfazer seus clientes, atuando de forma eficaz e prestativa. 

Os pontos que não podem faltar  no seu planejamento de demanda são: 7

  • Análise de cenários macro e micro;
  • Adoção de margens de segurança e avaliação de possíveis imprevistos;
  • Definição de objetivos alcançáveis;
  • Acompanhamento das equipes;
  • Revisão constante do planejamento.

Vale lembrar que o planejamento de demanda se aplica a qualquer companhia, até mesmo empresas  como hospitais, que por sua vez são geridas por equipes ou líderes que são formados em faculdade de administração hospitalar, por exemplo. 

Qual a importância da previsão de demanda para a gestão de estoque?

A previsão de demanda é um fator importante para a gestão de estoque principalmente. Vale lembrar que essa gestão é a principal, preocupação ao se realizar a análise mercadológica de preferência por um ou outro produto.

Em muitos casos, as empresas fazem seus pedidos sem conhecerem totalmente a demanda.

Por isso, a previsão ajuda na tomada de decisão para que não sofrem nem faltem produtos.

Além disso, vale destacar que há vários outros impactos positivos quando a companhia opta em fazer essa gestão, assim como há benefícios em buscar colaboradores interessados em faculdade de gestão de pessoas o que faz e oferece oportunidades para a formação de sua equipe. 

Em suma, a comunicação entre as áreas da empresa passa a ser melhor orientada, os processos otimizados e, com isso, a empresa ganha competitividade no mercado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Postagens Relacionadas

Comentários

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Listas de Espera

You have Successfully Subscribed!