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5 dicas de como alavancar seus clientes sendo um freelancer

31 de agosto de 2022

O mercado de trabalho vem passando por transformações nos últimos anos, aumentando o número de freelancers e consolidando esse modelo de trabalho como uma opção de carreira, que muitas vezes precisa de métodos concisos para alavancar os clientes. 

Esse modelo de trabalho autônomo cresceu devido a inúmeros fatores, principalmente, o fechamento de inúmeras empresas, decorrente do isolamento social, e o descontentamento da população com jornadas exaustivas e salários pequenos. 

Ser um freelancer traz diversos benefícios, tanto no quesito financeiro quanto no relacionado ao conforto de poder trabalhar onde quiser, por isso, é algo que está sendo muito cogitado pelos cidadãos de todas as partes do mundo. 

Entretanto, quando uma pessoa trabalha para um número de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) o processo de conquistar novos clientes é difícil e fidelizá-los não é algo que muitos funcionários devam se preocupar, a não ser que sejam da equipe de marketing. 

Agora um freelancer, deve pensar além de toda a parte operacional, por exemplo, nos aspectos de como realizar a instalação de DPS, e em como se divulgar para conquistar clientes. 

O século 21 é considerado a era do cliente, portanto, todas as empresas concordam que seus esforços devem ser direcionados a satisfazer e agradar os consumidores, pois estes são ponto-chave para manter uma empresa competitiva no mercado. 

Por exemplo, se os consumidores desejam adquirir serviços de estética automotiva de luxo, as empresas devem começar a oferecer, pois acaba sendo um mercado com potencial de crescimento. 

Tendo em vista isso, esse texto vai apresentar o conceito de freelancer, os benefícios por trabalhar nesse modelo, como iniciar uma carreira sendo freelancer e algumas dicas de como conquistar novos clientes. 

O que é ser um freelancer? 

Freelancer é uma palavra em inglês, que ao ser traduzida para o português significa trabalhador autônomo. 

Ou seja, é uma pessoa sem vínculo empregatício formal, que oferece serviços para diferentes empresas e pessoas, sendo responsável por executar atividades e conquistar clientes de forma independente. 

O termo freelance é antigo, remontando da época das cruzadas, sendo originado do termo “lanceiro livre”. 

Os lanceiros livres eram cavaleiros que disponibilizavam suas lanças, ou seja, sua força de trabalho, para lutar pelo nobre que pagasse mais durante as guerras. 

Essas pessoas poderiam vender seus serviços para inúmeras pessoas, desde que pagassem corretamente, sendo daí que surge o significado do termo atualmente. 

O número de funcionários autônomos tende a crescer nos próximos anos, devido às constantes mudanças causadas pela revolução tecnológica. 

Essas novas tecnologias facilitam o trabalho remoto e dão ferramentas para que o funcionário se organize da maneira que deseja. 

Fazendo seus próprios horários, utilizando ou não uniforme para recepção hospitalar, e tudo isso sem criar vínculos empregatícios com a empresa. 

Quais os benefícios desse modelo de trabalho? 

O número de pessoas que estão migrando para o modelo de trabalho freelancer tem crescido significativamente nos últimos anos, isso devido a série de benefícios que o modelo oferece, como: 

  • Flexibilidade de horários; 
  • Possibilidade de home office;
  • Maior reconhecimento; 
  • Melhor seleção de clientes; 
  • Melhor Network; 
  • Possibilidade de ganhar mais; 
  • Fácil legalização. 

As empresas estão notando a insatisfação dos funcionários quanto ao trabalho presencial e de fim de semana, portanto, alterações estão sendo feitas, como a implementação do home office ou do trabalho híbrido. 

Como se tornar um freelancer? 

Para se tornar um freelancer é necessário começar pensando no nicho que deseja atuar levando em consideração seus talentos e habilidades. 

Dentre os nichos mais populares é possível destacar: 

  • Limpeza;
  • Construção;
  • Redação;
  • Edição;
  • Tradução;
  • Revisão;
  • Design;
  • Programação;
  • Pesquisa de mercado; 
  • Contabilidade;
  • Arquitetura;
  • Artes;
  • Coach; 
  • Adestramento. 

De forma geral existem inúmeras áreas de atuação, basta apenas escolher aquela que condiz com suas aptidões, interesse ou formação acadêmica. 

Por exemplo, pessoas formadas em letras, editoração ou outros cursos correlacionados com a área, tendem a realizar trabalhos de revisão de textos e redação. 

Os artistas também são considerados freelancers, pois de maneira autônoma realizam seus trabalhos, produzindo peças de artesanato, por exemplo, e vendendo para os seus clientes. 

Uma pessoa que realiza o aluguel de vans para viagem de maneira autônoma, também pode ser considerada um freelancer, ou seja, as opções de áreas são inúmeras. 

Após isso, é necessário pensar sobre como e para quem deseja trabalhar. Se o público-alvo for pessoas físicas, basta angariar esses clientes e prestar o serviço, cobrando um pagamento por pix, dinheiro físico e até mesmo cartão de crédito e débito. 

Porém, se o desejo é oferecer os serviços de freelancer para empresas, é interessante se regularizar na prefeitura, pois eventualmente contratados deverão ser assinados e notas fiscais poderão ser solicitadas. 

O Microempreendedor individual, também conhecido como MEI, é um dos modelos jurídicos mais populares, onde um freelancer se legaliza como pequeno empresário, abrindo um número de CNPJ.

Por exemplo, se um profissional autônomo deseja abrir uma empresa de limpeza escolar, é interessante possuir um número de CNPJ. 

O mesmo é válido para aqueles que deixam de ter a carteira assinada para assinar contratos de Pessoa Jurídica (PJ), um número de CNPJ que terá que ser aberto. 

Ser MEI, PJ ou optar por não abrir um CNPJ irá depender da necessidade de cada freelancer, sendo essencial olhar para qual público está voltando os seus serviços e como irá ocorrer o pagamento. 

Após pensar em todos esses pontos, é essencial planejar as prospecções de novos clientes.

5 dicas para conquistar mais clientes  

Um dos pontos mais difíceis de ser freelancer é a etapa de conquistar clientes, da mesma forma que o trabalho de um precificador de gôndola é difícil. 

Assim como qualquer empresa, um freelancer precisa se tornar conhecido e cativar o público, para que se tornem consumidores. 

Visando auxiliar freelancer a terem um bom posicionamento no mercado, principalmente através dos canais digitais, que estão em alta atualmente, segue 5 dicas: 

  • Crie páginas na internet;
  • Utilize as ferramentas do Google; 
  • Crie conteúdos originais; 
  • Aprenda a lidar com o público; 
  • Ofereça descontos por indicação. 

Seguindo esses passos conjuntamente, irão garantir que as pessoas conheçam o trabalho que está sendo oferecido ou os produtos. 

Crie páginas na internet

O primeiro passo para começar a divulgar serviços de freelancers a um baixo custo é utilizar a internet, um dos meios de comunicação mais impactantes da atualidade. 

Com a internet é possível atingir milhões de pessoas, se o usuário souber utilizar as ferramentas online. 

Diferentemente dos meios de comunicação tradicionais, onde existe um custo relativamente fixo para produzir panfletos e outros tipos de propagandas, a internet possui ferramentas ótimas e gratuitas. 

Por exemplo, é possível criar sites, perfis nas redes sociais, canais no Youtube, dentre inúmeras outras páginas online para divulgar os serviços de um freelancer que trabalha construindo fachada em ACM preto.

Utilize as ferramentas do Google

O Google disponibiliza uma série de ferramentas para auxiliar um microempreendedor, se destacando o Google Analytics, Google ADS, Think with Google, dentre outros exemplos.   

O Google ADS é uma das ferramentas de publicidade mais utilizadas do Google, gerando bastante tráfego pago para as páginas online. 

Acompanhar e analisar o tráfego das páginas online é uma função do Google Analytics, que fornece relatórios precisos para os freelancers.

Crie conteúdos originais

Criar conteúdos originais, como ilustrações e textos que chamem a atenção do público para o seu trabalho, facilita na conquista de novos clientes. 

Esse tipo de técnica é também conhecida como marketing de conteúdo e é muito utilizada por grandes empresas, mas com muito empenho pode ser aplicada por freelancers.  

Aprenda a lidar com o público

Outro ponto que deve ser trabalhado é o atendimento ao cliente, o que muitos freelancers acabam deixando de lado na hora de iniciarem seus trabalhos. 

Um bom atendimento ao público garante que o cliente volte e se fidelize, além disso, um cliente satisfeito sempre irá recomendar os serviços do freelancer. 

Ofereça descontos por indicação

Por fim, uma dica para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, é oferecer descontos por indicação. 

Dessa forma, todos os clientes antigos se tornam pequenos publicitários do serviço de um freelancer. 

Atualmente, as pessoas levam muito em consideração as indicações, portanto, ter alguém que faça isso por um freelancer, de maneira autônoma, é o ideal. 

Considerações finais 

Se o intuito de uma pessoa é vender algodão doce festa infantil de forma autônoma, ela já pode ser classificada como freelancer, um dos modelos de trabalho que mais crescem atualmente. 

Com esse texto, diversos freelancers vão conseguir se posicionar bem no mercado, divulgando da melhor maneira os serviços através dos canais digitais. 

A internet é uma ferramenta poderosa e deve ser utilizada por todos, para atingir o maior número de pessoas possíveis e garantir o alavancamento de clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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