fbpx

A produtividade é o novo Santo Graal da nossa geração. Todo mundo está em busca de técnicas, métodos, aplicativos e toda sorte de maneiras que nos auxiliem a ser menos desorganizados e mais produtivos.

E quando falamos em organização para freelancer, o buraco é mais embaixo; afinal, o freela só depende de si mesmo, dificilmente tem uma equipe, algum superior que organiza sua rotina ou presta suporte no gerenciamento de suas tarefas e horários.

Nessa guerra, em meio a milhões de estímulos, diversas coisas para nos tirar a atenção, estamos sozinhos. Ou encontramos um jeito de sobreviver, ou seremos sugados pela falta de tempo e a procrastinação.

Assim, algumas técnicas simples para organizar melhor o tempo são essenciais. Uma delas, que gostaria de mostrar aqui hoje, é o Bloco de Tempo.

O que é Bloco de Tempo?

Essa técnica faz jus ao título que colocamos lá em cima. É bem simples: consiste em agrupar, em blocos, tarefas parecidas e definir um tempo específico para elas.

Por exemplo: pela manhã, das 9h às 10h30, você vai checar seus e-mails, respondê-los, olhar suas redes sociais, ler as notícias, conferir sua agenda e fazer tudo o que precisa ser feito no seu computador. Logo após, das 11h às 13h você vai preparar seu almoço, comer, limpar toda a cozinha e deixar tudo organizado.

Entendeu? Pensando na rotina de um freelancer, é uma forma de agrupar tarefas parecidas pra evitar ficar pulando de um assunto para outro, já que isso nos dispersa e cansa mentalmente.

Imagine se você não agrupar suas tarefas por blocos de tempo: está respondendo a um email, depois precisa atender um cliente, em seguida vai pagar uma conta, volta para comer um lanche. Percebe o tanto de coisa diferente que você está fazendo e o tanto de dispersão e confusão que isso pode gerar?

Essa técnica do Bloco de Tempo serve pra mim?

A parte boa dessa técnica é que ela pode ser adequada para qualquer pessoa, até mesmo uma dona de casa.

Esse método de organização pode ajudar você a ter mais produtividade e ainda ajuda aqueles à sua volta a entenderem sua rotina, tornando tudo mais fácil pra todos. Por exemplo: se você define um bloco de tempo no período da tarde para resolver problemas internos da sua empresa, seus funcionários já saberão que aquela é a melhor hora para solicitar algo nesse assunto.

Se você é um freelancer que trabalha em casa e define que no período da manhã vai focar em resolver todas as pendências dos seus clientes, aqueles que moram com você saberão que essa não é uma boa hora para te interromper.

Digital ou físico? Blocos curtos ou longos?

Usar um bloquinho, calendário físico, post-its ou fazer tudo no calendário digital? Você decide. Esse método permite a aplicação de diversas formas. Você vai decidir como fica melhor.

O ponto principal é experimentar e se adequar ao que melhor se encaixa na sua realidade. Isso vale, inclusive, para o tamanho dos blocos de tempo que você definirá. Podem ser vários blocos curtos ou um mais longo.

Isso vai depender se você se dispersa rapidamente e não consegue se concentrar muito tempo em determinada tarefa. Nesse caso, blocos mais curtos podem ser mais eficientes.

Como ser ainda mais produtivo?

Se você quer aprender mais técnicas, conhecer aplicativos e outras dicas para se manter sempre produtivo, convido a conhecer nosso livro digital: O Jeito Ser Freelancer de Produtividade

Aprenda tudo o que está por trás das mentes mais produtivas e como fazer seu tempo render muito mais trabalhando menos!