Quem tem o seu negócio ou sua estratégia de marketing relacionada a um site, sabe como é importante trazer cada vez mais pessoas para dentro do seu domínio, ou falando de maneira mais técnica, aumentar o tráfego.
A importância do tráfego para uma estratégia de marketing baseada em um site forte pode ser comparada com o movimento de uma rua para o estabelecimento de uma loja ou um restaurante. Quanto maior for o tráfego, maior serão as oportunidades de vendas.
O grande diferencial do tráfego é que, ao contrário do tráfego de rua, o tráfego digital pode ser estimulado e crescer a partir do trabalho e do investimento de tempo e recursos em uma estratégia de crescimento que pode escalar até o infinito.
Isso porque o site pode funcionar como uma vitrine capaz de expor uma empresa de etiquetadoras zebra para clientes em potencial em todo o mundo. Com tamanha capacidade de alcance, a empresa pode investir com mais segurança em segmentação.
Para que um site consiga construir um tráfego relevante, é preciso se atentar para vários pontos diferentes, como ter um foco maior na persona da marca, investimentos em estratégias de SEO e, em conjunto, um planejamento de verba para tráfego pago.
Sendo assim, dá para perceber que a estrutura que garante bons resultados para um site atuam de duas formas. Por um lado, o investimento técnico é muito importante, dando forma a um site navegável, prático e pronto para ser achado facilmente em buscas.
Em um segundo esforço, igualmente importante, é preciso direcionar a atenção para a produção de conteúdo de valor. Esse vai ser o fio condutor capaz de atrair mais visitantes e gerar conexão com o seu público para, após isso, apresentar seu produto ou serviço.
Todo esse valor faz com que as empresas dos mais diversos setores que investem em marketing digital tenham a sua atenção voltada para a gestão de tráfego. Essa pode ocorrer de forma orgânica ou também de forma paga. Essa escolha vai depender da estratégia.
Por que aumentar o seu tráfego?
Mesmo gestores de empresas que já atuam no marketing digital, muitas vezes, ignoram o tráfego como uma grande ferramenta de vendas e de visibilidade de marca. Isso porque o tráfego é capaz de levar o máximo de público até um site para ter contato com a marca.
Por mais que o tráfego seja sempre lembrado por esse potencial aumento da visibilidade de uma marca, essa ferramenta também pode ser utilizada para outros fins por um site de manta asfáltica para parede:
- Direcionar o trabalho do site de forma mais eficiente;
- Contribuição para melhor performance de SEO;
- Aumento do retorno de investimento;
- Crescimento rápido e direcionado do domínio.
Muitas empresas são capazes de melhorar os seus resultados quando trabalham de forma focada em um nicho mais específico de mercado. Isso acontece quando essa marca passa a buscar consumidores específicos para guiar o seu trabalho.
A partir disso, é possível que a empresa trabalhe de forma mais direta com o seu público alvo. Como a empresa pode alcançar mais pessoas, essa segmentação pode servir como a especialização de produtos como cnc para vidro.
O tráfego está ligado de forma direta com o mecanismo de otimização de buscas que existe para hierarquizar os resultados de pesquisas feitas na internet. Conforme o site está otimizado, ele tende a aparecer com mais destaques nas buscas e aumentando o tráfego.
O tráfego gera o melhor resultado possível para uma empresa que investe em estratégias de marketing digital baseadas em um site forte, e esse resultado é o retorno rápido do investimento que pode ser duradouro e sustentável.
Saiba porque investir em tráfego pago
Agora que já ficou claro o que é o tráfego e porque esse fator tem tanta relevância dentro das estratégias de marketing e no dia a dia de empresas de rede de farmácia+ que buscam clientes através do seu site, é preciso reconhecer a origem do tráfego.
O tráfego de um site, ou até dentro da mecânica de algumas redes sociais, está relacionado de forma essencial em duas vertentes: o tráfego orgânico e o tráfego pago. E se distinguem pela forma que essas empresas encontram o seu público e geram interesse para o acesso.
Por mais que isso apareça dentro das redes sociais, sua importância está mais relacionada aos mecanismos de buscas que precisam destacar sites institucionais, blogs e lojas virtuais que demandam desse tráfego para obter resultados.
O tráfego orgânico é aquele que ocorre quando uma pessoa pesquisa termos como porta de vidro de correr automática e encontra um determinado site como resultado dessa pesquisa. Quem define a sequência desse resultado é um algoritmo dos motores de busca.
Parte do esforço das técnicas de SEO está em fazer o site ser o mais responsivo possível para esse algoritmo e assim ganhar posições. Esse trabalho depende de uma estrutura que cumpra todas as questões de estrutura, conteúdo, credibilidade e usabilidade das páginas.
Junto a essa estratégia, é possível investir em tráfego pago. Esse, por sua vez, pode favorecer a sua empresa de duas formas, podendo ser observadas no dia a dia, ou com anúncios em banners laterais e superiores dentro dos sites ou a partir das pesquisas.
Nesse segundo caso, o link deve aparecer acima dos resultados ranqueados com uma marcação de anúncios e, além de gerar mais tráfego por si só, esses mecanismos deixam a estrutura de SEO mais robusta, aumentando o número de acessos e a retenção.
Por mais que se discuta muito dentro do mercado de marketing digital sobre qual é a ferramenta mais eficiente, é importante deixar claro que tanto o tráfego orgânico, através de uma boa estrutura de SEO, quanto o tráfego pago compõem uma estratégia conjunta.
Isso significa que cada um desses mecanismos, ao invés de competir entre si, geram resultados diferentes em volume e temporalidade para empresa. Logo, se faz necessário reunir ambas as ferramentas dentro de uma organização da estratégia de marketing.
Importância do tráfego em estratégias de marketing
Sabendo a importância dos dos mecanismos atuando em conjunto para fortalecer o tráfego de um site de uma empresa de cerca elétrica residencial, é essencial reforçar como esse elemento no geral contribui para o crescimento da empresa como marca e em vendas.
É possível entender o tráfego dentro de uma estratégia mais robusta de marketing digital como o ponto de partida para sua estruturação. Isso porque ele é o fio condutor tanto do sucesso de um site institucional, blog e loja virtual ou até das redes sociais.
Levando para a origem da palavra para além do conceito, o tráfego já se fazia importante no mundo dos negócios físicos onde as empresas de manutenção em esteira ergométrica buscavam os pontos mais movimentados para, assim, ter mais visibilidade e vender mais.
A grande diferença é que, dentro do universo digital, os gestores de tráfego, profissionais do marketing e empreendedores têm o poder de criar esse espaço movimentado e atrair para ele o seu público-alvo, transformando o site em uma potente ferramenta de vendas.
Além do elemento puramente comercial, ao fortalecer um site através de estratégias de SEO e tráfego pago, esse domínio será um dos destaques das pesquisas dos temas relacionados, transformando a corporação em uma referência do mercado.
Considerações finais
O maior objetivo de qualquer empresa, provavelmente junto com o aumento do lucro, é o aumento da visibilidade da marca. Para essa finalidade, o marketing digital oferece dezenas de ferramentas com diferentes funcionalidades e capacidades.
Seja para uma loja de roupas online ou uma empresa especializada em cadastro antt pessoa jurídica, um site se torna facilmente a peça-chave de toda a estratégia de marketing, e para fazer um site render é preciso gerar tráfego.
O tráfego é o termo usado para o número de visitantes que entraram em contato com a marca. De viés quantitativo, esse número pode ser trazido de forma orgânica através de uma boa estrutura de SEO, enquanto o segundo pode ser gerado através de anúncios.
Esses anúncios são pagos e realizados em plataformas como o Google Ads e são capazes de atuar de duas formas: o ranqueamento e as apresentações. O primeiro coloca o link de um site acima dos resultados melhor ranqueados, e o segundo utiliza os banners de sites.
Mesmo que seja uma ferramenta paga, o tráfego precisa de um bom nível de conhecimento para conduzir uma campanha de forma satisfatória, durante esse processo os gestores deverão manipular a verba de anúncios e segmentar para o público correto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.