Trabalhar como freelancer nos apresenta uma série de particularidades, o que leva esses profissionais a adotar estratégias de trabalho e gestão de tarefas totalmente adaptadas às suas realidades, já que os resultados dos projetos dependem quase unicamente apenas deles mesmos.
Se você é freelancer ou tem planos para trabalhar como um, saiba que, apesar de ser um tipo de trabalho que possibilita um estilo de vida e de trabalho mais livres, ele também traz consigo uma maior responsabilidade de gestão, tanto de projetos quanto de tempo e de produtividade. Você acaba naturalmente abarcando diversas tarefas: você é o CEO, o CFO, o CMO e o CTO da sua empresa.
Assim, é natural que boa parte dos freelancers busquem ferramentas ou plataformas para que possam automatizar, terceirizar ou simplesmente organizar suas tarefas. Abaixo, selecionamos 4 ferramentas que consideramos INDISPENSÁVEIS para freelancers que buscam mais produtividade. 🙂 Vamos a elas!
Cerveja ou café
É natural que, como freelancer, algumas vezes você se canse do home office ou então queira trabalhar em algum lugar diferente do que está acostumado. Se esse é o seu caso, você tem que dar uma chance à Beer or Coffee, uma plataforma que reúne centenas de coworkings em diversas cidades do Brasil. Com uma assinatura mensal, você tem acesso a diversos escritórios em quase 100 cidades diferentes. Além de serem locais para produzir melhor, os coworkings também representam uma ótima chance para networking, já que trabalhar nesses espaços dará a você a oportunidade de estar em contato com diversos criativos diariamente.
Configr
Se você é empreendedor digital ou freelancer que trabalha com produção de sites ou campanhas para clientes, sabe que uma boa hospedagem é essencial para que suas aplicações tenham ótima performance. Além disso, utilizar uma plataforma única para gerir de forma centralizada dezenas de sites e e-mails é uma forma poderosa de ganhar produtividade. A Configr nasceu com a proposta de democratizar o uso de servidores na nuvem, o melhor tipo de hospedagem da atualidade, mas muito complexo de ser configurado e gerenciado. Para resolver esse problema, a Configr automatizou todo o processo, fazendo com que a instalação, o gerenciamento e a manutenção de websites, e-mails e demais aplicações na nuvem sejam realizados automaticamente por robôs, para que você possa focar na sua produção e em seus clientes, e não em infraestrutura.
Trello
Saber gerir o próprio tempo e as próprias tarefas são duas das mais importantes características para que você tenha sucesso como freelancer. Com o Trello, você pode gerir seus projetos de maneira prática e intuitiva, adicionando checklists, anexos, etiquetas e prazos. Não importa se você precisa escrever um roteiro, editar um vídeo ou elaborar uma campanha, organizar essas tarefas, acompanhar e gerir o seu progresso através do Trello aumentará sua produtividade.
Zapier
Tarefas manuais estão entre as que mais podem irritar você e diminuir a sua produtividade. Adicionar manualmente novos clientes em uma planilha ou então fazer o download de um anexo importante do Gmail para depois adicioná-lo no Drive são tarefas, sem dúvida, necessárias, mas tiram minutos preciosos do seu dia e podem desviar o seu foco. Para acabar com essas simples tarefas manuais e criar fluxos automatizados, existe o Zapier. Ele cria integrações automáticas entre centenas de softwares, estabelecendo processos entre eles. Exemplo: poste automaticamente no Facebook a cada novo blogpost lançado no WordPress; crie automaticamente um novo card a cada novo e-mail no Gmail; publique um vídeo no YouTube a partir do Google Drive, entre muitas outras tarefas.
Utilizar as ferramentas corretas para otimizar o seu trabalho como freelancer pode ajudar a dar um salto na carreira. Agora, conte pra gente, quais ferramentas você considera indispensáveis para freelancers? Deixe um comentário abaixo!
Reportei
Gerar relatórios sobre mídias e ferramentas nunca foi uma tarefa fácil, principalmente se feita manualmente.
Por isso eu recomendo uma ferramenta fantástica chamada Reportei. Com ela você pode gerar relatórios profissionais, em segundos, de Redes Sociais e Marketing Digital: Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads, Mailchimp, RD Station e mais.
Assim você ganha mais agilidade nessa tarefa e consegue entregar para o seu cliente dados precisos de forma prática.
Além dessa função, o Reportei tem mais duas funcionalidades exclusivas:
Linha do Tempo: que permite que você crie um relatório em formato de história, com datas e acontecimentos do projeto. Análises: insira análises em texto, vídeo e imagem para complementar as métricas.
O preço dessa ferramenta é variável, assim você pode escolher o plano que mais se adeque ao seu contexto.
Clique aqui e saiba mais!